Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Quinta - 09 de Março de 2017 às 17:18
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

A Caravana da Transformação que está percorrendo a região Oeste do Estado contará com uma ação educacional da adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico voltada para jovens do ensino médio estadual.

Trata-se do projeto “Sensibilização para o Turismo” que foi iniciado em 2016 desta vez chega na Escola Municipal Evilásio Vasconcelos em São José dos Quatro Marcos para ministrar as palestras nos dias 09, 10, e 11 contemplando cerca de 180 estudantes da Educação Infantil.

Desenvolver ações visando a conscientização da comunidade sobre a importância do turismo, oportunizando a divulgação, com destaque aos principais pontos turísticos do município e do Estado, sensibilizar os jovens para o turismo e seus segmentos, usando como exemplo o turismo sustentável, também destacando assuntos ligados às principais atividades desenvolvidas na região são alguns dos objetivos do projeto.

“Essa é mais uma ferramenta que desenvolvemos para nos aproximarmos da comunidade. A nossa experiência em Chapada foi um sucesso e queremos repetir em outros locais, para isso, a Caravana é uma ótima oportunidade. Sensibilizar, informar e incentivar as crianças e os jovens é construir uma base que servirá para fortalecer toda a comunidade para as próximas gerações mantendo as cidades ativas e todos envolvidos”, explica o secretário adjunto de Turismo Luis Carlos Nigro.

Cadastur

A equipe da Seadtur também estará fazendo o cadastramento no Sistema Cadastur no mesmo período (de 09 a 11.03). O cadastro passou a ser obrigatório para prestadores de serviços turísticos, é gratuito e abrange as seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; guias de turismo.

Em caráter opcional, também poderão se cadastrar: restaurantes, cafeterias e bares; centros de convenções; parques aquáticos; estruturas de apoio ao turismo náutico; casas de espetáculo; prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos; locadoras de veículos para turistas; prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

O cadastro vinculado ao Ministério do Turismo permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

Cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

A secretaria adjunta de Empreendedorismo da Sedec também fará nos dias 10 e 11, durante a Caravana da Transformação, o cadastro de artesãos e trabalhadores manuais no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, com a emissão da Carteira de Artesão. Além disso, os artesãos que estiverem com o cadastro vencido poderão fazer a atualização.

“Na oportunidade estaremos nos reunindo com os artesãos da região para colher as demandas do segmento”, frisou o secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimento da Sedec, Leopoldo Mendonça.

Durante a primeira Caravana realizada em 2017, a equipe percorreu quatro municípios, entre eles, Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa e Rondonópolis realizando 51 novos cadastros e 30 renovações.

Para se cadastrar no PAB o artesão precisa apresentar ao menos uma peça de sua produção, levar uma foto 3x4, cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e preencher a ficha de cadastro que será disponibilizada durante o atendimento. Com o cadastro no PAB o artesão poderá participar de feiras regionais e nacionais, por meio do programa, além de facilitar o acesso à linhas de crédito.

O PAB foi instituído com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como, desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal, no entendimento de que artesanato é empreendedorismo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28327/visualizar/