Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 23 de Março de 2017 às 08:13
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Seduc-MT

A qualificação para profissionais da educação foi debatida, na manhã desta quarta-feira (22.03), entre os secretários de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alexandre dos Anjos. A intenção é firmar parceria para a criação de um programa de formação para os servidores da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

Durante o encontro, realizado na sede da Seduc, Marrafon destacou a importância da aproximação das duas instituições. “Vamos elaborar uma proposta para iniciar um plano de trabalho conjunto, inclusive com a participação da Universidade nas ações do setor de Formação da Seduc”, observou o secretário, destacando que são inúmeras as possibilidades de parceria.

De acordo com ele, nas próximas semanas equipes da Seduc e UFMT irão se reunir para discutir o programa de formação para os servidores da secretaria, na perspectiva da preparação e do desenvolvimento de profissionais para funções de diferentes modalidades educativas. A proposta é promover uma sólida formação, que envolva o domínio de conteúdos específicos e metodologias apropriadas, empregando diversas didáticas, linguagens, tecnologias e inovações.

A secretária-adjunta de Gestão e Inovação da Seduc, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, também presente na reunião, lembrou que o foco principal é a área de Gestão. “Esta é uma das grandes dificuldades dos diretores escolares. Além de Gestão Pública e Gestão Escolar, para professores teremos formações na área de Didática em sala de aula”, apontou.

O secretário Alexandre dos Anjos, destacou que a UFMT mantém parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação e Comitê Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) que possibilita a formação continuada a profissionais do magistério, com foco na melhorar a proficiência do magistério, refletindo positivamente nos índices educacionais do Estado.

“Sabemos a importância que esses colaboradores têm para a melhoria dos índices de qualidade da educação pública. Hoje, temos muitos desafios no próprio Plano Nacional de Educação, principalmente elevar não só a quantidade, mas a permanência dos nossos alunos em sala de aula”, enfatiza.

Para ele, um dos objetivos é aproximar Seduc e UFMT para tentar compreender melhor as necessidades e processos formativos que da pasta e poder atuar de modo próximo de convergente.

A reunião contou ainda com a participação do professor doutor Carlos Reinaldi, coordenador da UAB.

Vagas abertas

Neste contexto, Alexandre dos Anjos frisou que a UFMT, por meio das Unidades Acadêmicas, da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) e UAB está com inscrições do Processo Seletivo Específico para ingresso nos cursos de Pós-Graduação lato sensu (especialização).

“No total, são ofertadas 1.070 vagas em quatro áreas, distribuídas em 15 polos distribuídos por todo o estado de Mato Grosso – Alto Araguaia, Aripuanã, Barra do Bugres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Pedra Preta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Ribeirão Cascalheira e Sorriso)”, informou, o secretário, ressaltando que parte das vagas são destinadas exclusivamente para profissionais da educação pública.

Os cursos oferecidos são de Informática na Educação (280 vagas, em oito polos); Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais (240 vagas em oito polos); Gestão Pública (250 vagas em cinco polos); e Mídias Digitais para a Educação (300 vagas em dez polos).

Além da ampla concorrência, existem vagas destinadas a professores e servidores da rede pública de educação, servidores da UFMT e à comunidade de baixa renda. Por isso, no processo de seleção dos candidatos, cada curso estabeleceu critérios específicos na avaliação dos títulos e dos currículos.

As inscrições deverão ser realizadas até quinta-feira (23), no site Ingresso EaD da UFMT. O valor é de R$ 30 e o resultado final será divulgado no dia 06 de abril.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8626.

Confira os editais na íntegra aqui.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28682/visualizar/