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EDUCAÇÃO
Quarta - 09 de Março de 2016 às 16:20
Por: Da Redação TA c/Assessoria

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 Começou nesta semana a imersão na metodologia para o uso do canto como ferramenta de desenvolvimento humano, ofertada a 40 alunos e 30 professores, selecionados em 21 escolas estaduais de Mato Grosso. O encontro realizado na Escola Estadual José Leite, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, é a primeira etapa do programa World Voice, que inclui workshops, performance e a formação de multiplicadores na metodologia trazida pelo British Council (Conselho Britânico).

De 07 a 11 de março, os professores de Linguagens, Artes e Pedagogia que atuam em escolas estaduais de Educação em Tempo Integral e educadores do Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola (Prinart) serão apresentados à metodologia do World Voice. A capacitação é realizada pelos educadores Jane Wheeler e Paulo Bezulle, especializados e atuantes na área da música e educação.

As crianças entre 09 e 11 anos, público da iniciativa, participam pela manhã e tem o papel fundamental de aplicar a técnica do World Voice, enquanto os educadores assistem a programação nos dois períodos, matutino e vespertino.

A educadora britânica Jane Wheeler lidera a semana de imersão e afirma aos estudantes que nem todos serão especialistas em música. Mas, o programa dará oportunidade a todos para o desenvolvimento de novas habilidades de vivência, como a auto confiança.

 “O canto possui uma vantagem por conta da acessibilidade, pois a voz é o nosso primeiro instrumento. E ao trabalharmos a musicalização dos jovens, desenvolvemos uma consciência e visão de mundo que proporciona a autonomia”, frisa a coordenadora do World Voice Brasil, Luiza Morandini.

Luiza explica que a Seduc colaborou selecionando as escolas, professores e alunos que atendessem ao perfil do projeto. A mobilização dos profissionais da educação se mantém ao longo do ano, com a segunda etapa do programa.

Paulo Bazulle voltará nos próximos trimestres do ano letivo para a manutenção da metodologia World Voice. O intuito é que os educadores se tornem multiplicadores. O Conselho Britânico estima que para cada professor treinado, potencialmente 30 crianças são beneficiadas e, para cada workshop com 30 professores, esse número chegue a 900 crianças.

Professor do Prinart na Escola Padre Firmo Pinto Duarte Filho, em Cuiabá, Rafael Ferreira conta que as técnicas do World Voice permitem a ampliação do trabalho. Atualmente, 120 estudantes participam das atividades de banda musical e fanfarra.

“O ensino do instrumento demanda maior investimento e disciplina dos jovens. Por isso, essa metodologia permitirá o trabalho com os alunos menores em atividades como o canto e coral”.





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