Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Eleição
Sábado - 01 de Abril de 2017 às 07:50
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: Divulgação

Com a defesa de igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos em encontro de Direito Eleitoral frisou para a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio e para a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas que a lei deve garantir espaços para a participação feminina nas disputas eleitorais, assim como a vinculação dos recursos partidários como forma de obrigar as agremiações a terem candidaturas femininas.

Para a prefeita que participou na tarde de sexta-feira, 31 de março, do Encontro de Direito Eleitoral promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizado na Escola Judiciária Eleitoral ‘Desembargador Palmyro Pimenta’, em Cuiabá: "A igualdade de gênero é um tema caro para a Justiça Eleitoral, devendo ser obrigatoriamente cumprido pelos partidos políticos, porquanto fundamental para o fortalecimento da democracia, que tem a igualdade como um dos pilares do estado democrático de direito”, disse Lucimar Campos citando parte de sentença em processo do Tribunal Superior Eleitoral de autoria da ministra Luciana Lóssio.

Lucimar foi mais longe ao frisar que: “Reafirmo minha convicção de que precisamos de igualdade entre homens e mulheres para construirmos uma sociedade melhor, com mais justiça social, com mais desenvolvimento e com menos exceção, menos segregação", declarou ela durante a abertura do encontro direcionado a servidores públicos, advogados, representantes de partidos políticos, acadêmicos de direito, juízes, promotores, entre outras pessoas interessadas nos temas relacionados ao Direito Eleitoral.

O encontro contou com a presença da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidente da Associação das Magistradas Eleitorais da Ibero-América e membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), Luciana Christina Guimarães Lóssio, a qual abordou o tema "Mulheres na Política". “Ressaltamos aqui a presença da prefeita Lucimar Campos e destaco como sendo a única mulher representante da classe política neste evento. Aproveito a oportunidade para questionar o porquê poucas mulheres seguem a carreira política bem como anos atrás poucas mulheres seguiam a carreira de magistradas. Peço à prefeita para responder sobre a participação da mulher na política”, perguntou a ministra Luciana Lóssio.

“Fico lisonjeada por estar aqui representando as mulheres políticas do meu Estado. Quanto à questão de porque a mulher não adentra ao campo político no país eu não acredito que tenha a ver com as cotas de 30% oferecidas pelos partidos políticos, mas sim com quem trabalha de verdade na busca de resultados. Eu, por exemplo, sempre fui a companheira, a esposa e isso me levou a envolver com o lado humano da política o que muitos não enxergam. É lógico que o financiamento influencia. Deveriam existir mais atenção por parte dos partidos políticos às candidaturas femininas. Eu busco os resultados e hoje sou a segunda mulher mais bem votada no Brasil e isso me dá mais vontade de trabalhar na política. Acredito que o que falta às mulheres é o retorno político e financeiro”, disse Lucimar Campos.

A programação ainda teve a participação da jurista Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro, que falou sobre "Tipicidade e novas formas de abuso em Direito: o exemplo do abuso religioso". A jurista já desempenhou a função de assessora-chefe da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Atua ainda como membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).

O evento também contou com a presença da advogada Karina Kufa, presidente do Instituto Paulista de Direito Eleitoral e membro da Academia de Direito Eleitoral, a qual ministrou a palestra "Autonomia partidária e o poder normativo do TSE".

Também compuseram a mesa de honra de abertura do evento, além da prefeita Lucimar Sacre de Campos, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, o vice-presidente e corregedor do TRE-MT desembargador Luiz Ferreira da Silva, a desembargadora do TRE-MT Nilza Maria Pôssas de Carvalho, o diretor da Escola do Judiciário Eleitoral do TRE-MT juiz-membro Paulo César Alves Sodré, o presidente da OAB-MT Leonardo Campos, e o diretor da Escola do Judiciário do Estado do Tocantins juiz Henrique Pereira dos Santos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28923/visualizar/