Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 03 de Abril de 2017 às 17:40
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

“Levar as ideias e a tecnologia para ajudar a todos”. É com esse conceito que o aluno Feliphe Almeida, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Liceu Cuiabano, decide os temas de seus projetos. O colégio encerrou a primeira etapa de lançamento da 14ª. Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), que este ano tem como tema “A Matemática está em tudo”.

O secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio, visitou as escolas com sua equipe para divulgar o evento que acontece entre os dias 23 a 26 de outubro, e destacou a importância dos projetos. “Trabalhar a ciência como parceira da educação, e como ferramenta na rotina dos alunos é fundamental. Trazendo a ciência para perto, como neste evento, pode materializar ideias inovadoras que facilitem o dia a dia de todos”, destacou Domingos.

Segundo o diretor do Liceu Cuiabano, Alceu Trentin, a escola realiza anualmente uma Feira do Conhecimento com uma média de 42 projetos divididos em turmas. Trentin destaca que a escola chega a receber 5 mil visitantes durante o evento e que aposta no envolvimento como um grande aliado na hora do aprendizado. “A idealização e construção dos projetos melhora consideravelmente o aprendizado dos alunos em sala e estabelece um vínculo entre a rotina deles com a ciência e com a tecnologia”, reforça o diretor.

Para Feliphe, que no ano passado desenvolveu um software de proteção virtual – antivírus, o tempo é crucial para colocar as ideias em prática. “No ano passado, foram oito meses para trabalhar no antivírus, e no ano anterior, fizemos um jogo sobre a boa utilização dos recursos hídricos que levou quase 12 meses para ficar pronto. Com o lançamento, já sabemos o tema e podemos iniciar os trabalhos com antecedência para executar tudo. Como o tema esse ano é a Matemática, temos muito o que trabalhar”, disse Feliphe.

Durante as visitas nas onze escolas, os alunos tiveram uma apresentação sobre tecnologia e puderam conhecer mais, na prática, sobre realidade virtual, drones e impressoras que produzem em três dimensões. “A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, é o maior evento de popularização da ciência do país e a secretaria quer ampliar ainda mais a participação dos alunos. Esperamos despertar ideias e experiências de novos projetos e aumentar o número de iniciativas inscritas no evento”, afirma Domingos.

A Semana é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com a Secitec e entidades do setor, que pretende aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos de divulgação científica em todo o País. Segundo Letícia Figueiredo Oliveira, responsável pela Coordenadoria de Popularização da Ciência, da Secitec, a ideia é criar uma linguagem acessível, que estimule a curiosidade e motive o envolvimento de todos com os projetos.

“Qualquer ideia que facilite o dia a dia e utilize a Ciência e Tecnologia pode ser desenvolvida e trabalhada. Queremos que, nas visitas às escolas, os alunos possam despertar para a importância desses conceitos, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema”, ressalta Letícia.

Em outubro de 2016, a última edição da semana mobilizou 200 escolas de 38 municípios do Estado, teve 29 parceiros na sua realização e foi prestigiada por 20 mil visitantes.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28966/visualizar/