Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 26 de Abril de 2017 às 15:57
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Gcom-MT/ Mayke Toscano

Carro-chefe da Caravana da Transformação, as cirurgias de catarata, pterígio e o yag laser começam a ser realizadas nesta quinta-feira (27.04), na sexta edição do evento, realizada no Complexo Esportivo Gezil Araújo, em Porto Alegre do Norte. Até o último dia do evento, 05 de maio, devem ser realizados aproximadamente 300 procedimentos cirúrgicos por dia.

“Todos estes atendimentos são agendados antes. Primeiro o paciente passa por consulta e por uma série de exames para constatar a necessidade de cirurgia. Verificando que é mesmo necessário, ele volta ao evento já com o dia marcado”, explicou o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira.

As três cirurgias são rápidas, durando no máximo cinco minutos, e praticamente indolores. Desde o início do evento, 762 pacientes já foram agendados para passar por procedimento cirúrgico. A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, lembra os pacientes que não é necessário estar em jejum e que alguns cuidados antes e depois são fundamentais para o sucesso do procedimento.

“No dia da cirurgia pedimos que o paciente tome banho e lave bem o rosto e a cabeça e no caso das mulheres, não utilizar maquiagens e cremes. Os medicamentos que o paciente já toma devem ser ministrados normalmente e vale lembrar que é necessário que um acompanhante vá junto”, lembrou Simone.

Nos dois primeiros dias de evento, a Caravana já atendeu 1.599 pessoas, realizando um total de 6.099 procedimentos oftalmológicos, entre consultas e exames. Na quinta-feira (27.04), os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Confresa, Luciara, Santa Cruz do Xingu e São Félix do Araguaia serão atendidos. Até o fim do evento, 12 cidades da região receberão atendimento em Porto Alegre do Norte.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29605/visualizar/