Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
RODOVIAS
Sexta - 04 de Março de 2016 às 15:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A reconstrução da MT-344, que liga Jaciara a Campo Verde, no sul do estado, foi confirmada pelo governador Pedro Taques a líderes empresariais, políticos e de setores sociais do Vale do São Lourenço, que estiveram no Palácio Paiaguás, nesta quinta-feira (03.02) para discutir o planejamento econômico e turístico da região. Participaram representantes de Jaciara, Juscimeira, Campo Verde, Dom Aquino e São Pedro da Cipa.

O secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leopoldo Mendonça, explicou que essa articulação para o desenvolvimento econômico é uma forma de criar alternativas na geração de empregos. “É uma região que passa por uma estagnação, com exceção de Campo Verde. A economia açucareira era muito presente, mas hoje passa por dificuldades. O governador se comprometeu a estudar as demandas e ver o que é possível fazer”. Entre os pleitos, Leopoldo protocolou um pedido para que a escola estadual Novo Santo Antônio, inaugurada em Jaciara no último ano, tenha ensino integral.

Wilmar Franzner, proprietário da empresa Água Puríssima, de Dom Aquino, comemorou a aprovação da revitalização da rodovia MT-344, que liga Jaciara a Campo Verde, importante rota de escoamento da agricultura e pecuária do estado.  “O governador assumiu o compromisso de refazer esse trecho, que tem 70 km, com a instalação da usina do asfalto em Dom Aquino. A primeira etapa, para manutenção e tapa buraco já está acontecendo e em seguida, após o período de chuva, será feito a reconstrução do asfalto. Foi um presente para a região e estamos muito felizes”.

Turismo

O turismo, outro assunto importante que foi discutido, foi descrito por Audimar Rocha, representante de Jaciara, como fator primordial no desenvolvimento. “A nossa região tem um potencial turístico muito grande, em nível mundial, mas desorganizado. Precisamos de ajuda, da articulação do governo com políticos e empresários locais para se estruturar. O turismo acontece sozinho, mas o poder público precisa dar esse pontapé inicial”.

Os municípios do Vale do São Lourenço são pioneiros para o desenvolvimento de Mato Grosso, destaca Rogério Sales, que se preocupa pelo fato de não existir mais áreas para serem ocupadas pela agricultura na maioria dessas cidades e pela ocupação que o local teve com o garimpo, que hoje está em parte subutilizada. "O governo, como já vem pensando em fazer, tem que rapidamente articular um projeto de desenvolvimento que leve em conta as características dessa região como forma de dar uma melhor perspectiva para a população”. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2972/visualizar/