Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 04 de Maio de 2017 às 18:27
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Junior Silgueiro/Seduc-MT
Parte dos professores, durante a inauguração da Arena da Educação
Parte dos professores, durante a inauguração da Arena da Educação

Dos 55 funcionários da Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena da Educação, 29 são professores. Para atuar na escola, eles passaram por um processo seletivo e, durante a inauguração do primeiro estádio-escola do Brasil, mostraram o entusiasmo de estarem presentes em um dos maiores projetos da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT).

Exemplo disso é a professora Josiane Marconi Fernandes de Oliveira. Bióloga por formação, atua há quatro anos como professora de biologia na rede estadual. Ela é especialista em Gênero e Diversidade na Escola e mestranda de Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“É um projeto que vem desde a Grécia: integrar esporte, saúde, cidadania e educação. O que me trouxe para esse desafio, dentro da Arena da Educação, foi justamente fazer com que nossos alunos, além de serem atletas, sejam também cidadãos. Que tenham o conceito de coletividade que o esporte traz, mas que tenham também o conhecimento das matérias básicas”, explicou.

Josiane lembrou que todas as matérias acabam trazendo um conteúdo voltado para o esporte e que, de alguma forma, os alunos precisam ter uma nota boa para que possam competir. “Os alunos vieram buscando pelo esporte, mas também buscando pelos bons professores que temos, pelo currículo pedagógico e isso é muito importante”.

Em quase um mês de aula, a professora já pôde notar muita coisa diferente. “Ainda tem muita coisa para ser feita, por ser um projeto-piloto. No entanto, é notável que em outros aspectos muita coisa já mudou, como é o caso dos uniformes, das salas e de outras questões que vão sendo resolvidas no dia-a-dia”, garantiu.

A Arena da Educação é a primeira escola onde o professor Douglas Levi Rodrigues atua após se graduar em Educação Física. Ele é professor de xadrez, uma modalidade que, segundo ele, não é tão lembrada. No entanto, tem despertado interesse nos alunos, diante do benefício de concentração e raciocínio.

“Vi na Arena da Educação a oportunidade de desenvolver o trabalho voltado nessa área e ser reconhecido por isso. Uma área que não é tão lembrada como o futsal e o vôlei, por exemplo, nem que recebe muita atenção da mídia, mas é uma atividade que exige muito dos alunos”, explicou.

De fato, alguns estudantes já desenvolvem bem a prática do jogo. O professor conta que boa parte deles já praticava em algumas escolas e outros foram para a Arena da Educação para aprender. “Eles precisam entender que é preciso ter disciplina e respeito e fazem isso por meio do diálogo. Paciência e planejamento também fazem parte da prática”.

Para Douglas, a experiência na escola está sendo boa. A estrutura, na avaliação dele, é um diferencial. “Estamos passando pelo processo de adaptação, algumas coisas estão sendo aprimoradas, mas, ao mesmo tempo, temos todo o diferencial da estrutura, como o corredor climatizado, as salas estruturadas, que estão sendo bem aceitas pelos alunos”, finalizou.

Arena da Educação

A Arena da Educação conta com 315 alunos e foi instalada no 2º andar do setor Leste da Arena Pantanal, em Cuiabá. O projeto inicial abrange turmas dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, com aulas das 7h às 17h30, e 1º ano do Ensino Médio, com funcionamento das 7h às 18h30.

A escola ocupa 12 dos 97 camarotes da Arena Pantanal, onde foram montadas as salas de aula, de coordenadores, diretoria, laboratório e biblioteca.

O projeto Arena da Educação faz parte do Pró-Escolas, o maior programa de ações e investimentos da história da educação do Estado de Mato Grosso. A unidade é a primeira escola vocacionada do estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29809/visualizar/