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EDUCAÇÃO
Sexta - 04 de Março de 2016 às 08:52
Por: Da Redação TA c/Assessoria

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 A comissão responsável pela implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) está discutindo a elaboração de ações e metas do projeto. Na quarta-feira (02.03) os membros foram conhecer a funcionalidade do Centro de Sustentabilidade do Sebrae (CSS). A visita ao espaço teve como objetivo a troca de experiência para nortear as ações que deverão ser implementadas. 

“São especificidades distintas, enquanto o Sistema Sebrae é privado, a Secretaria é um órgão público. Vamos ver o que dá para ser aproveitado das experiências executadas com sucesso pelo Sebrae”, pontuou Jomylla Neves, vice coordenadora da A3P, na Seduc.

A diretora técnica do Sebrae, Leide Katayama, pontuou que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) solicitou ao Sebrae a responsabilidade para levar a sustentabilidade à gestão do governo. “Mas a Seduc está com o projeto bem avançado, está com o diagnóstico pronto. Por isso, estamos aqui para agregar conhecimento do Sebrae. Não é para fazer o que o Sebrae faz, mas promover a discussão e contribuir para que a Seduc faça suas ações, criando sua própria metodologia”.

Segundo Leide, o Sebrae precisa estar sempre à frente das necessidades de seus clientes. Portanto, o CSS foi construído com todos os preceitos de sustentabilidade disponíveis na construção civil para servir de laboratório.

“Mato Grosso sedia o CSS do Sistema Sebrae sendo modelo e fonte de conhecimento para os 27 estados da federação. Orienta plano de sustentabilidade para clientes e executa o seu próprio plano internamente, com metas que são de responsabilidade de todos os funcionários”, frisou Leide.

No Sebrae MT, entre as ações de sustentabilidade implantadas está a questão do copo descartável. O utensílio não é fornecido para o funcionário, apenas para os visitantes. “Cada um de nós temos o nosso copo e trazemos de casa. Se não trouxermos ficamos sem beber água. Todos nós já acostumamos com isso. Lâmpadas acesas e computador ligado em horário de almoço, por exemplo, também contam pontos para o servidor, ou seja, interfere na carreira profissional”, explicou Suênia de Sousa, gerente do CSS.

As ações são monitoradas, portanto, quem não agrega os hábitos diariamente poderá perder cursos de formação, viagens e salário produtividade. Ao longo do ano são permitidos apenas 15 erros.

Metas e objetivos são específicos a cada departamento, consequentemente, as práticas sustentáveis são diferentes.

A comissão responsável pela implementação da A3P na Seduc é formada por profissionais de diversos setores, como Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica, as superintendências de Educação Básica, de Formação dos Profissionais da Educação Básica, de Diversidades Educacionais, de Gestão Escolar, de Orçamento, Convênios e Finanças, de Monitoramento e Acompanhamento da Estrutura Escolar e a Administrativa.

A equipe está avaliando as possíveis ações a serem executadas. Mas, os integrantes acreditam que a sensibilização dos servidores será o primeiro passo para o sucesso do trabalho.

Centro de Sustentabilidade

O Centro de Sustentabilidade do Sebrae está aberto para visitas de empresários, escolas e a sociedade em geral. Mais de seis mil pessoas por ano passaram pelo local desde que ele foi criado, em 2011. Mas a sustentabilidade é um assunto que o Sebrae estuda desde 2006.

“O espaço é de demonstração, associa o conceito a experiência”, destacou Leide Katayma, apresentando as 10 estações de sustentabilidade, em que se aplicam as gestões de eficiência energética, da água, de resíduos, entre outros.

Nas Escolas

Na oportunidade, a diretora do Sebrae instigou o Estado a assumir a implementação de uma cultura empreendedora nos jovens. E citou que São Paulo, Paraná e Santa Catarina já fazem isso e de maneira bem sucedida.  “Empreendedor não é ser empresário. É proporcionar que cada indivíduo faça suas escolhas, empreendendo onde ele esteja, seja na empresa, no negócio próprio ou no serviço público. É dar capacidade de não ser um país com tantas dificuldades. E assimilando ações de sustentabilidade desde cedo, melhora ainda mais”, explicou.

Os professores, nesse caso, seriam os primeiros a serem envolvidos, uma vez que a aplicabilidade contempla ações de aulas extra classe.





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