Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 02 de Março de 2016 às 11:33
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realiza este ano mais uma edição do programa TCE Estudantil. A aula inaugural do projeto aconteceu nesta terça-feira (01.03), no auditório Liu Arruda, no TCE, com a presença de diretores das unidades escolares de Cuiabá e Várzea Grande e assessores pedagógicos.

“Consolidamos em 2015 algumas ações com o TCE e esta é uma delas. É uma ação importantíssima nos dias atuais para que possamos levar a discussão aos alunos tanto sobre o serviço público que vem sendo realizado pelos gestores quanto os conceitos de ética, transparência, cidadania e civilidade”, destacou o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Permínio Pinto Filho, considerando que o intuito é despertar no aluno uma visão crítica para que se tornem cidadãos mais participativos.

Neste contexto, o secretário disse que espera dedicação especial dos gestores no sentido de resgatar tais valores que atualmente estão esquecidos e que precisam ser preservados na sociedade.

Este também é o foco do TCE Estudantil, uma vez que atua diretamente com a juventude mato-grossense estimulando a consciência crítica para o exercício da cidadania e promovendo a aproximação e o diálogo entre a instituição e os jovens.

“Há 14 anos o TCE recebe estudantes para visitas. São alunos do Ensino Médio e Superior, das escolas públicas e privadas e universidades. Mais de 17 mil alunos de 299 instituições passaram por aqui. É um projeto que estimula o jovem a ser protagonista social da sua realidade, através da participação ativa na identificação e melhorias dos serviços prestados seja na escola ou na comunidade onde vive”, explicou Cassira Vuolo, da assessoria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania e gestora do projeto TCE Estudantil.

Participaram também do evento o secretário-adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga de Melo e a superintendente de Educação Básica, Márcia Carvalho. 

Programa

O TCE Estudantil será desenvolvido durante o ano, todas as terças-feiras com estudantes do Ensino Médio e Superior. O público visitará o Tribunal de Contas do Estado e participará de palestras, orientações, dinâmicas com a oportunidade de presenciar as sessões do Pleno, que apesar de ser aberto ao público, ainda não é de conhecimento da maioria da população.

Participam do programa as unidades escolares que agendam a participação dos estudantes. Muitas escolas de Cuiabá retornarão este ano, com novas turmas. Entre elas as Escolas Presidente Médici, Terezinha de Jesus Silva e Professora Eliane Digigov Santana. No entanto, em 2016 a ideia é atingir as unidades escolares que ainda não participaram da iniciativa desde que o projeto foi criado em 2001, especialmente as de Várzea Grande.

“Nossos alunos são críticos e quando se apropriam do conhecimento se tornam mais confiantes. Estou na escola há sete anos e nesse período e ficamos fora do projeto apenas um ano. Ou seja, em seis edições marcamos presença. O retorno é muito positivo”, pontuou Patrícia Carvalho, diretora do Escola Presidente Médici, em Cuiabá.

Equipes do TCE também vão às escolas. Isso acontece num segundo momento, depois da ida dos estudantes ao TCE. A ideia é verificar os desdobramentos da ação.

Para a assessora pedagógica Geni Miyashita, as escolas e a sociedade carecem de projetos como o TCE Estudantil em todas as fases de oferta da educação, ao menos temporariamente, até que se fortaleça o controle social por todos os segmentos da sociedade na formação e estímulo do desenvolvimento de valores universais do cidadão, seus direitos e deveres na construção de uma sociedade mais consciente e respeitosa”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3047/visualizar/