Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 02 de Março de 2016 às 10:28
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Já estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) no endereço www.obmep.org.br. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelas escolas públicas de todo o país, exclusivamente na página da OBMEP, até o dia 10 de abril.

A OBMEP é dirigida aos alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio e é realizada em duas fases – na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento.

Em 2015 participaram cerca de 18 milhões de alunos de 47.580 escolas situadas em praticamente todos os municípios brasileiros. Em 2016, serão premiados 6.500 alunos com medalhas e até 46 mil alunos com certificado de Menção Honrosa. Aos ganhadores de medalhas é dada a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr – PIC – com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

Além do PIC, a OBMEP desenvolve outros programas que visam incentivar o estudo e facilitar o acesso a conteúdos de qualidade em matemática, disponíveis a todos no site.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).

Mato Grosso

Em 2015, mais de 600 estudantes mato-grossenses foram premiados na 11ª edição da OBMEP. Na rede estadual, 45 alunos conquistaram medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e 37 de bronze. Além disso, outros 361 alunos da rede receberam menção honrosa e onze escolas e onze professores foram premiados.

Os participantes são divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade: nível 1, alunos matriculados em 2015 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; nível 2 – alunos matriculados em 2015 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; e nível 3 – alunos matriculados em 2015 em qualquer ano do Ensino Médio.

As medalhas de ouro, no nível dois, foram conquistadas pelos alunos Rafael Henrique Schmidt, da Escola Estadual Dr. Anísio José Moreira, de São José do Rio Claro, Erick de Freitas Mascarenhas, da EE Wilson de Almeida, de Nova Olímpia, e Wender Junior Borges Campos, EE Profa. Renilda da Silva Moraes, de Rondonópolis.

Na categoria prata, no nível 1, foram premiados os estudantes Julio Cesar Jauer, da EE Rui Barbosa, de Nova Mutum, e Gabriel Aldo S. Vieira Pereira, de Poxoréu; no nível 2, Kevin Marques de Souza, da EE Renilda Silva Moraes, de Rondonópolis; e no nível 3, Jhonny do Nascimento Alves, da EE Padre Tiago, de Mirassol DOeste, e Gabriel Carlos Serafim, da EE Nilza de Oliveira Pipino, de Sinop. 

Já o bronze foi conquistado por 15 estudantes, no nível 1, 12 no nível 2 e 10 no nível 3, de diversos municípios mato-grossenses. Rondonópolis se destaca com 11 alunos premiados na categoria. O certificado de Menção Honrosa foi emitido para 361 jovens, sendo 119 no nível 1 e 242 no nível 2.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3053/visualizar/