Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Segunda - 05 de Junho de 2017 às 05:57
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Mato Grosso está em processo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) ingressou com o pedido de equivalência junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em janeiro deste ano. No início do processo, também foi feita a indicação de um estabelecimento da categoria de “Entreposto e Fábrica de Produtos Cárneos”.

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, a adesão ao Sistema irá permitir que estabelecimentos cadastrados Ino Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (Sise) ampliem o comércio interestadual, gerando receita para Mato Grosso. “A adesão ao Sisbi é um processo de equivalência do serviço de inspeção dos produtos de origem animal. Os estabelecimentos cadastrados no Sise terão a oportunidade de se tornarem Sisbi, e consequentemente, de comercializar a produção com outros estados, gerar receita e empregos”.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

No mês de maio, o sistema de inspeção do Indea, unidades locais e uma indústria indicada, passaram por vistoria do Mapa. A diretora técnica do Indea, Daniella Soares, informou que o plano de adequações será enviado para o Ministério da Agricultura. “Fomos avaliados como sistema de inspeção que gerou apontamentos para adequação com alterações de legislação e de procedimentos. O plano de correção será encaminhado para o Mapa, que então fará a análise e o parecer conclusivo para a adesão de Mato Grosso ao Sisbi”.

Nolasco destaca que após o processo de equivalência, o Estado fará indicações de novos estabelecimentos que estiverem aptos a integrar o Sistema. “A partir da adesão ao Sisbi, Mato Grosso poderá credenciar indústrias que estiverem aptas. O serviço só poderá ser executado por servidores concursados, por conta disso, já estamos em estudo para a realização de um concurso público para a contratação de médicos veterinários”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30609/visualizar/