Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Segunda - 05 de Junho de 2017 às 20:30
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Nesta segunda-feira (05.06) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para marcar esta data, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promove a 13ª Semana do Meio Ambiente. O evento segue até quarta-feira (07) em diferentes espaços, sendo eles, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá e o Horto Florestal de Cuiabá.

O evento traz como mote principal este ano, “Territorialidade, Cultura e Identidade: Ecoturismo em Mato Grosso” em acordo com as Organizações das Nações Unidas (ONU) que elegeu 2017 como o ‘Ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento’.

Na programação técnica do projeto, abordando o tema ‘Ecoturismo’, o coordenador de Pesquisa e Planejamento do Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Diego Beserra fala sobre as características, os conceitos e diferenças entre turismo ecológico e ecoturismo. Além disso, ele dará exemplos de pontos turísticos mato-grossenses que apresentam características propícias para tais atividades. “Ecoturismo é algo mais complexo que envolve responsabilidades socioambientais, segmentos culturais, preservação, sustentabilidade. Já o turismo ecológico é a prática em si de contato com a natureza, interação, contemplação. Como o nosso Estado é o único a possuir três biomas, praticamente todo o território é indicado para quem deseja fazer um turismo mais voltado ao natural, nada urbano”, explica.

Pensando o turismo como atividade de desenvolvimento econômico que gera empregos e renda, nada mais oportuno do que capacitar quem presta serviços na área. Para isso, o gestor da coordenadoria de Estruturação do Turismo da Sedec, Geraldo Lúcio ministra a palestra ‘Boas Práticas no Turismo’ que terá como base o manual de boas práticas em turismo do Ministério do Turismo publicado em 2015.

Procedimentos, técnicas, conceitos, diferentes segmentos exigem posturas específicas e eficiências no atendimento são alguns dos assuntos abordados. “Vou apresentar um case de sucesso para mostrar como é possível o turismo fomentar o crescimento de uma região, tudo baseado na excelência do atendimento e na prestação de serviços. A gestão do turismo precisa levar em consideração todos os envolvidos na cadeia que vai permitir resultados positivos como o cliente satisfeito e, assim, pode ir crescendo”, comenta Geraldo.

Para os interessados, ambas acontecem nesta terça (06), no auditório do IFPE, sendo às 18h Ecoturismo e às 19h30 Boas Práticas.

Inscrições gratuitas:

https://docs.google.com/a/sedec.mt.gov.br/forms/d/e/1FAIpQLSceKjCyUTKx6AglcsHtzJaeU-UWmVHaJit3HN2z4YiTPaS4_w/viewform





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30635/visualizar/