Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Terça - 13 de Junho de 2017 às 18:38
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: JLSiqueira/ALMT

O número de pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida com uma alimentação mais saudável vem aumentando nos últimos anos, no Brasil. Um dos fatores é baseado na preocupação da população em relação aos prejuízos que o consumo de alimentos tratados quimicamente pode trazer à saúde.

Em Mato Grosso essa iniciativa também vem ganhando grandes proporções através de cultivo de alimentos orgânicos e, baseado nesse interesse, o deputado Eduardo Botelho (PSD) apresentou projeto de lei que instituí a política estadual de incentivo e fomento às feiras de alimentos orgânicos no estado. “A medida que existirem mais feiras, certamente a demanda por esses produtos aumentará, e certamente, estimulará uma produção maior, resultando, mais emprego e renda para a população”, disse o parlamentar.

De acordo com o projeto, essa ação possui também promover a soberania da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável, estimulando e fomentando o consumo de produtos orgânicos, isentos de contaminantes.

Outro ponto destacado por Botelho diz respeito para o estímulo do empreendedorismo e o cooperativismo dará com vistas ao crescimento na produção de alimentos orgânicos. “Vai contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico do estado, conscientizando ainda a população a respeito dos benefícios de uma alimentação saudável”, apontou o deputado.

Também fica autorizada a administração pública estadual a celebrar convênios com os municípios e parceria com instituições privadas para fins de apoio aos eventos referidos na Lei.

Vale destacar que já existem em várias cidades brasileiras o Circuito de Feiras Orgânicas e, a partir desse exemplo, pretende- se estimular a realização de feiras de comercialização de alimentos orgânicos por todo o Estado de Mato Grosso e com a isso estimular o próprio consumo de alimentos orgânicos. “Nesse contexto, os produtos orgânicos se apresentam como uma opção de alimento saudável, livre de agrotóxicos ou qualquer outro produto químico”, afirmou ele.

Botelho lembrou que um sistema de produção orgânico possui diversas finalidades, dentre as quais a oferta de produtos saudáveis, isentos de contaminantes intencionais, a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais e o uso saudável do solo, água e do ar, protegendo o meio ambiente.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30842/visualizar/