Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sábado - 24 de Junho de 2017 às 11:54
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Jana Pessôa/Setas-MT

Supervisores municipais do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Criança Feliz, participaram da Oficina sobre Atendimento de Crianças e Adolescentes, essa semana, em Cuiabá. O evento realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) foi orientado e mediado pelo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Carlos Maciel.

A formação compõe a agenda de implantação do Programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O programa foi aderido pelo Governo do Estado e 37 municípios em Mato Grosso, com o intuito de atender 5.950 crianças em situação de vulnerabilidade.

A secretária adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Ferreria, conta que todos que atuarão como supervisores do Criança Feliz, são trabalhadores da rede de assistência social com formação em áreas afins. Porém, nem todos trabalharam com crianças, que é o principal público do programa. “Por ser um fato novo, a formação é tão importante”, destaca.

Dos 37 municípios do Estado que aderiram, 29 enviaram os supervisores para a formação em Cuiabá. Entre os participantes está Adelson Luiz Menezes, de Jaciara. Formado em enfermagem, Adelson já atuou como orientador social e agora é o supervisor do programa Criança Feliz na cidade.

“Entre os eixos trabalhados nos dois dias de oficina os que mais me chamaram a atenção foram o de trabalho e família. O mais interessante foi a fala do Carlos Maciel sobre o profissional reconhecer as próprias competências, e entender os limites de atuação”, conta Adelson.

Orientação

Na terça-feira (20.06) aconteceu a reunião entre os supervisores municipais e técnicos da Setas. Na quarta e quinta-feira (21 e 22) os gestores foram orientados pelo diretor-geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA) e representante da Unicef, Carlos Maciel.

O tema da oficina de dois dias foi “Boa intenção não basta!” foi inspirada no livro de Maciel, composta em parceria com o jornalista Inácio França. Que por sua vez é fruto de um programa de extensão e pesquisa da UFPA, apresentado para o Unicef e adaptado para a orientação dos servidores. A obra apresenta uma série de reflexões sobre diversos temas, como processo de trabalho; fenômeno social; família; espaço social; campo social; ancoragem institucional; e atenção integral.

Criança Feliz

Para a implementação do programa Criança Feliz em Mato Grosso, o Governo Federal destinou o valor global de R$ 666 mil para o Estado. A Setas é responsável pela capacitação, apoio técnico e monitoramento junto aos municípios.

A iniciativa do MDS tem o objetivo de assegurar integralmente o direito social pela proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade social, desde a gestação até os seis anos. O Programa Criança Feliz prevê, entre outras ações, visitas domiciliares semanais e acompanhamento dos filhos dos beneficiários do Programa Bolsa Família.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31119/visualizar/