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EDUCAÇÃO
Segunda - 26 de Junho de 2017 às 19:07
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Junior Silgueiro/Seduc-MT

O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá começou nesta segunda-feira (26.06) a primeira etapa de um curso de formação voltado para professores das escolas da Baixada Cuiabana, voltado para a implementação das orientações curriculares, intervenções pedagógicas e a inclusão de estudantes da Educação Especial.

De acordo com Ezemar Mourão da Silva, diretor do Cefapro Cuiabá, a formação está focada na proficiência dos estudantes. “Estamos preocupados com várias questões, como por exemplo, a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); além disso, vamos focar nas práticas e nas intervenções pedagógicas”, disse.

As intervenções, conforme lembra o diretor, são ações colaborativas para melhorar a aprendizagem dos alunos, com base em diagnósticos e análise de avaliações. Para isso, lembra a professora Leila Aparecida, que é coordenadora de Formação, há várias formas de atuação, como reforço do que está sendo ensinado na sala de aula, ajustamento de políticas educacionais e até mesmo articulações pedagógicas da gestão.

Na primeira etapa da formação, que segue até o dia 28, participam profissionais de 36 escolas, sendo 25 de Cuiabá e Várzea Grande e 11 de Poconé. A intenção da organização do evento, aom dividir a formação em etapas foi dar mais qualidade ao que vai ser ensinado. Leila estima que até agosto, quando se encerra a quinta etapa, 1.500 profissionais da baixada cuiabana estarão capacitados.

O secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Edinaldo Gomes de Sousa, participou da abertura do evento e afirmou acreditar no trabalho do Cefapro, que tem um papel muito importante na formação continuada dos professores.

“No que diz respeito ao Ideb, temos que avançar na proficiência no Ensino Fundamental e no Médio, as questões de fluxo e reprovação. Temos um desafio muito grande. Vamos continuar lutando por uma educação de qualidade científica, humana e social”.

Educação Especial

O evento conta com a participação do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). Segundo Ezemar, a parceria se deve à necessidade de as escolas atenderem alunos com quaisquer tipo de deficiência.

“A expectativa é grande, já que há uma necessidade muito grande de debater, educar e tirar todas as dúvidas sobre o tema”, explicou.

Segundo a diretora do Casies, Valdite Heinzen, o Centro já trabalha formação em algumas escolas de Cuiabá e do interior. “Nossas formações são subsidiadas para educação inclusiva, e muitos não sabem como fazer isso. Nós estamos aqui para isso”, informou.

Veja abaixo o calendário das formações:

26 a 28/06/2017

Subpolo 1: 25 escolas de Cuiabá e Várzea Grande e 11 escolas de Poconé, totalizando 36 escolas.

03 a 05/07/2017

Subpolo 2: 25 escolas de Cuiabá e Várzea Grande e 13 escolas de Santo Antônio de Leverger, totalizando 38 escolas

07 a 09/08/2017

Subpolo 3: 25 escolas de Cuiabá, 6 escolas de Jangada e 4 escolas de Acorizal, totalizando 35 escolas.

14 a 16/08/2017

Subpolo 4: 22 escolas de Cuiabá, 4 escolas de Chapada dos Guimarães, 2 escolas de Nova Brasilândia e 1 escola de Planalto da Serra, totalizando 29 escolas

21 a 23/08/2017

Subpolo 5: 25 escolas de Cuiabá, 5 escolas de Barão de Melgaço e 7 escolas de Nossa Senhora do Livramento, totalizando 37 escolas.





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