Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 29 de Fevereiro de 2016 às 10:36
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Cerca de 100 mil kits pedagógicos do programa Um por todos e todos por um (UPT) serão produzidos para atender alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e professores do Estado. A iniciativa – uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, Controladoria Geral da União (CGU), Instituto Cultural Maurício de Souza, Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal – tem como meta atender uma média de 20 mil alunos por ano, incluindo unidades de ensino das redes estadual e municipais de Mato Grosso.

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) já publicou extrato do termo de contrato do resultado do Pregão Eletrônico n. 011/2015/CGU, para contratação de empresa especializada em serviços de impressão gráfica para atender a demanda. A vencedora do certame foi a Teixeira Gráfica e Editora, instalada em Brasília, e o contrato tem prazo de vigência de 12 meses.

Ao todo, serão investidos R$ 482.695,00, recursos destinados pelo MPF e Justiça Federal advindos da Operação Ararath, que investiga um esquema de desvio de dinheiro público em Mato Grosso.

Para o transporte do material, Mato Grosso vai contar com a parceria e colaboração do Exército Brasileiro. São mais de 4.200 caixas, cerca de 85 toneladas, que ficarão armazenadas em depósito da Seduc até serem distribuídas para as unidades escolares.

Os kits são compostos por manuais, cadernos de atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos para estimular, no aluno e na sua comunidade, a consciência de seu papel como cidadão e a importância da participação de todos na luta contra a corrupção e a favor de uma sociedade ética e responsável.

“O projeto educativo tem como base a discussão da ética e cidadania, com objetivo de estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, com consciência de seus direitos e deveres”, explica a educadora da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Gláucia Ribeiro.

Para isso, conta com o auxílio do universo lúdico das personagens da Turma da Mônica disseminando entre as crianças valores relacionados à participação social, à democracia, ao respeito à diversidade e à responsabilidade pelo bem-estar coletivo. Também oferece aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar, em atividades em classe e em família, conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima.

Cronograma

Na rede estadual, as atividades terão início nos dias 16 e 17 de abril (período integral), quando será realizada uma formação presencial para os professores que atuam nos 5º anos das escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Além dos educadores, participarão também os coordenadores pedagógicos dessas escolas, os assessores pedagógicos dos municípios, além de técnicos da Coordenadoria de Projetos Educativos e da Coordenadoria de Ensino Fundamental. A formação contará com a presença de representantes do Instituto Mauricio de Souza e da CGU.

A previsão é de que 200 pessoas, divididas em grupos menores, participem da formação. O local ainda será definido.

Além da formação presencial, haverá uma capacitação na modalidade Ensino à Distância (EAD), com 20h de certificação. Na etapa presencial serão trabalhadas a concepção do programa e as estratégicas pedagógicas para aplicação do material em sala de aula; já na etapa à distância, os professores encontrarão o suporte instrumental necessário para apoiar o planejamento.

Cada escola deverá assinar um Termo de Compromisso para a execução das ações do projeto.

Programa

O UPT foi lançado oficialmente para Mato Grosso em dezembro do ano passado e contou com representantes de todas instituições parceiras, incluindo o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, Maurício de Souza. 

Na ocasião, o procurador federal Gustavo Nogami lembrou que o MPF possui um planejamento estratégico que prevê que até 2020 ser reconhecido nacional e internacionalmente no combate à corrupção, e que neste objetivo, adota dois enfoques: o repressivo, com investigações, a exemplo da Operação Aratath, e o preventivo/educativo como o UPT. “Teremos em Mato Grosso mais cem mil estudantes formados na concepção de ética e lisura. E eles se tornarão replicadores dessas ideias de cidadania em suas comunidades, em seus lares”, comemorou.

Maurício de Souza ressaltou que o Instituto ergueu a bandeira de cidadania e que todos estão engajados em um programa que transformará a vida de muitas crianças.

Desde a sua primeira aplicação em 2009, o UPT já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1.600 escolas de todo o país.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3134/visualizar/