Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Terça - 11 de Julho de 2017 às 07:12
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Representantes da pecuária se reuniram para discutir o futuro do setor após uma série de crises, durante o Fórum das Cadeias Produtivas, realizado no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, até a sexta-feira (14.07), com palestras e debates.

Para o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, as discussões são importantes, uma vez que a pecuária passou por diversas intempéries, como a operação carne fraca e a restrição dos países importadores. “Lideranças estão aqui, o ministro Blairo Maggi participou da programação, é de extrema importância todo mundo estar discutindo problemas, adquirindo conhecimento, informações técnicas, tudo o que será oferecido durante esta semana”, frisou

Para Guilherme, será uma oportunidade de avaliar que direcionamento os envolvidos querem para a atividade. “Tentar imaginar isso e tentar buscar soluções, antecipar problemas, para que a gente consiga desviar deles ou se prevenir para não sermos atingidos”, explicou.

Carlos Avalone, o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), também destacou a importância de direcionar as linhas de Mato Grosso para as cadeias produtivas. “Estamos no lugar certo (Fórum das Cadeias Produtivas) para dar um respaldo para a pecuária e a agricultura, num momento delicado. É muito importante conhecer claramente quais são as reais dificuldades e, nesse sentido, discutir a cadeia toda”, frisou.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi participou da abertura do Fórum das Cadeias Produtivas, nesta segunda-feira (10.04), e na sequência, palestrou sobre “Agronegócio nos dias de hoje e perspectivas para o futuro”. Ele relatou que o Brasil precisa estar inserido no mercado internacional, que é um mercado muito competitivo. “Há algum tempo o Brasil conquistou alguns mercados que hoje estão sob ameaça, estamos com problemas, a gente tem que reestabelecer a confiança que nós tínhamos. Esse processo da carne fraca foi muito ruim para o Brasil porque nos colocou numa posição de ter que reagir num momento de dificuldades”, pontuou.

Também participaram do evento representantes das entidades ligadas ao agronegócio: Ampa, Famato, Acrimat, Aprosoja, Acrismat, Imac, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, entre outros. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá, com apoio do Governo do Estado, através da Sedec e diversos parceiros.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31538/visualizar/