Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Sexta - 14 de Julho de 2017 às 17:42
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Francisco Alves/Gcom-MT

Para melhorar a infraestrutura turística na região de Nobres, incluindo o distrito de Bom Jardim, o Governo do Estado trabalha para levar ao município pavimentação de rodovia, regularização fundiária, sinalização de pontos turísticos, linhas de crédito especiais para turismo e obras de lazer. Outra demanda que vem sendo viabilizada pelo governo é a transferência de titularidade da área da Lagoa Azul para o Estado – já que atualmente ela pertence à União.

Nessa quinta-feira (13.07), em reunião com o prefeito Leocir Hanel e vereadores do município, o governador Pedro Taques afirmou estar comprometido com a meta de tornar Nobres referência em turismo no Brasil, dada a variedade de belezas naturais na região. “Toda a equipe do governo, principalmente as secretarias de Infraestrutura e de Turismo, devem dar prioridade às obras ligadas ao potencial turístico de Nobres”, frisou o chefe do Executivo estadual.

A principal demanda do município, conforme destacou o prefeito, é a pavimentação de nove quilômetros da MT-351, interligando os distritos de Bom Jardim e Roda D’Água. “Essa rodovia é de extrema importância para o turismo da região, pois é a que dá acesso à área da Lagoa Azul, que é um dos principais produtos turísticos da região”, explicou Leocir Hanel, lembrando que a obra está com todos os projetos prontos e licitada.

Diante disso, o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, afirmou que Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso vão unir forças para viabilizar recursos para a pavimentação, conforme também determinou o governador.

Já em relação à área da Lagoa Azul, o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, explicou que o processo de transferência da área tramita na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e deve ser finalizado no segundo semestre deste ano. A transferência é determinante para que seja feito o manejo adequado do local, a fim de abri-lo para visitação.

No próximo mês, acrescentou Nigro, o Distrito de Bom Jardim também contará com novas placas de sinalização turística. A localidade também receberá obra da Secretaria das Cidades (Secid), voltada para o lazer da população que mora e visita o distrito. Segundo o secretário Wilson Santos, a equipe de engenheiros e arquitetos já esteve no local para realizar os estudos e, então, iniciar o projeto. A Secid conta com R$ 1,2 milhão para esse investimento.

Ainda em turismo, a Agência Desenvolve MT apresentou para o prefeito e vereadores de Nobres uma linha de crédito especial para o setor. A partir dela, empreendedores do município podem investir em hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, entre outros empreendimentos abarcados pelo ramo.

Executivo municipal

Na quinta-feira (13.07), o governador Pedro Taques também recebeu o prefeito de Porto Esperidião, Martins Dias, que veio acompanhado dos vereadores. Entre as demandas apresentadas pelo executivo municipal estão pontes de madeira, galerias de água, óleo diesel para manutenção das estradas de terra, pavimentação e operação tapa-buraco para vias urbanas.

Taques garantiu que todos os pedidos serão analisados pelas equipes técnicas das pastas competentes. Martins Dias, por sua vez, aprovou o encontro. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos governos hoje em dia, mas é muito importante para nós essa oportunidade de apresentar as demandas do município”, frisou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31647/visualizar/