Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 25 de Fevereiro de 2016 às 11:44
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (SEC) e de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) assina, nesta quinta-feira (25), às 15h no Palácio Paiaguás, protocolo de intenções com o British Council Brasil (Conselho Britânico) para a realização do World Voice Brasil, programa que fomenta a utilização da música em sala de aula e assegura, a crianças e jovens, a oportunidade de usar o canto como ferramenta de desenvolvimento humano. Estarão presentes o governador Pedro Taques, os secretários de Cultura, Leandro Carvalho e de Educação, Esporte e Lazer, Permínio Pinto Filho, além do diretor do British Council Brasil, Eric Alexander Klug.

Esta é a segunda edição brasileira do programa, que aconteceu pela primeira vez, como projeto piloto, em São Paulo no ano passado. “O World Voice é hoje uma referência de como utilizar o mais nobre dos instrumentos musicais, a voz humana. Esta tecnologia, que foi desenvolvida pelo British Council ao longo de muitos anos de trabalho em mais de uma dezena de países com perfil semelhante ao Brasil, será compartilhada conosco por renomados educadores britânicos”, destaca o secretário Leandro Carvalho.

O World Voice é um programa do British Council que oferece formação em música/canto a alunos de escolas públicas. Desenvolvido em mais de 12 países, traz uma formação de efeito multiplicador que visa assegurar aos professores a oportunidade de usar o canto em sala de aula como uma opção para agregar valor e criatividade ao conteúdo programático tradicional.

O projeto envolve educadores e professores de canto altamente qualificados, com uma programação que inclui workshops, performance e a formação de multiplicadores na metodologia do World Voice. Os workshops são complementados pela mobilização de agentes e líderes locais, que ajudam no trabalho de reconhecimento do valor e do poder do canto como parte fundamental na educação. O British Council estima que para cada professor treinado, potencialmente 30 crianças são beneficiadas e, para cada workshop com 30 professores, esse número chegue a 900 crianças.

O trabalho é feito em duas etapas. Na primeira acontece a formação de alunos e professores. Ao final é realizada uma apresentação dos alunos para a comunidade como demonstração dos resultados. A segunda fase consiste em workshops de manutenção para os professores que, por sua vez, se tornarão multiplicadores do programa, aptos a ensinar a metodologia para outros professores.

O projeto vem formando um banco de canções dos diversos países onde o World Voice acontece. Através desse material, os alunos também têm contato com outros idiomas e com uma ampla diversidade cultural. Além dos temas brasileiros são ensinadas canções de outros países que participam do programa, entre eles Índia, Senegal, Etiópia, Argentina, Chile e Inglaterra.

Em Mato Grosso, o projeto será realizado na Escola Estadual José Leite, que fica no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. A primeira etapa - workshop para crianças e professores e a apresentação musical – acontece de 07 a 11 de março. A segunda etapa – manutenção da metodologia World Voice para professores – será no segundo semestre deste ano.

Para o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Permínio Pinto, “trata-se de uma forma de estimular novas práticas culturais e intercâmbio de experiências entre profissionais do ensino da música e os estudantes, além de utilizar o canto como uma ferramenta para o aprendizado”.

Equipe de educadores

O World Voice Brasil será realizado por uma equipe altamente especializada de profissionais atuantes na área da música e educação, com destaque para os educadores Jane Wheeler e Paulo Bezulle.

Jane Wheeler – Exercerá a função de tutora principal. Consultora de educação musical e diretora da produtora Living Song, criou um programa de música para a organização internacional de ensino Ark, sediada no Reino Unido. Jane também desenvolveu um programa de rede e de formação de professores primários e secundários para a educação musical.  Além disso, integrou o Conselho de Música do London Borough of Newham, no qual estabeleceu e dirigiu os programas de canto coral da região e de treinamento de professores, com o objetivo de criar estratégias de engajamento de música para crianças no ensino infantil e fundamental.  Jane integra a equipe britânica de líderes vocais do World Voice desde 2014.  Possui mestrado e doutorado em Música, além de 20 anos de experiência como cantora, compositora e pianista.

Paulo Bezulle. Exercerá a função de ‘Master Trainer’. Há 12 anos como regente coral de distintas formações – infantil, juvenil, adulto, terceira idade, profissional e amador. Bezulle atuou como preparador vocal e, desde 2010, atua no Coro Juvenil do Guri Santa Marcelina, em São Paulo. Foi tenor do Coro de Câmara da Unesp por 5 anos e solista em várias produções de ópera como Madame Butterfly, A Flauta Mágica, Clemência de Tito, Falstaff, Der Mond, A jornada do peregrino, Patience, Moscow Tcheriomushki, entre outras. Como professor de canto, tem experiência de 12 anos.

British Council

O British Council (Conselho Britânico) é uma organização pública do Reino Unido, fundada em 1934, cuja missão é criar oportunidades educacionais e relações culturais com outros países, construindo a confiança e estabelecendo bases para a prosperidade e segurança em todo o mundo. Atualmente o British Council está presente em seis continentes e em mais de 100 países. Atua no Brasil desde 1945 por meio de programas e serviços no idioma inglês, educação, sociedade e artes.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3189/visualizar/