Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 25 de Julho de 2017 às 10:45
Por: Redação TA c/ Portal brasil

    Imprimir


Na página do MedioTec na internet é possível ter acesso à lista completa, com todas as opções de cursos
Na página do MedioTec na internet é possível ter acesso à lista completa, com todas as opções de cursos

Estudantes do ensino médio que não confirmaram matrícula no MedioTec têm até a próxima segunda-feira (31) para se candidatar às vagas remanescentes.

O programa do Ministério da Educação oferece 107.465 vagas em 131 cursos técnicos gratuitos a alunos da rede pública de ensino. Não há prova seletiva para ingressar nos cursos e nem são cobradas taxas para os alunos.

As aulas ocorrem em paralelo com as do ensino médio, sempre em um turno contrário. Ao concluir os estudos, o aluno recebe dois diplomas: o do ensino médio e o técnico, que permite ingressar no mercado de trabalho. Os interessados devem procurar a secretaria estadual de educação.

Na página do MedioTec na internet é possível ter acesso à lista completa de cursos, com opções como técnicos em eletrônica, logística, segurança do trabalho, química, finanças, rede de computadores, açúcar e álcool, agricultura, agronegócio, guia de turismo, meio ambiente, jogos virtuais, cenografia, dança e teatro.

Cada estudante pode se candidatar somente a um curso. A oferta tem como base tanto um mapeamento de empregabilidade a longo prazo quanto o de demandas regionais.

“É comum os jovens se interessarem muito por cursos ligados à informática, mas é importante que pesquisem sobre outros cursos, vejam as carreiras e ofertas do mercado. Existem muitas áreas com demandas e sem profissional formado”, explica a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento.

Os cursos técnicos terão início no segundo semestre. Se as instituições ofertantes de formação técnica estiverem localizadas em endereço diferente da escola em que o aluno estuda, será oferecido um auxílio-estudantil para custear despesas como transporte e alimentação. Alguns cursos também são oferecidos na modalidade Ensino a Distância (EaD).

Vagas

Minas Gerais é o estado que apresenta o maior número de oportunidades dentro do MedioTec. Sozinho, o Estado concentra 19% das vagas oferecidas, devido ao grande número de indústrias e rede técnica que concentra. São seis institutos federais e um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), além de várias escolas técnicas estaduais.

O segundo estado com maior número de vagas é Goiás (11.572), seguido de São Paulo (9.525) e da Bahia (6.133).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31925/visualizar/