Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 24 de Fevereiro de 2016 às 15:33
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Alunos e professores de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grade realizaram apresentações culturais durante a entrega dos novos uniformes para a rede de estadual de ensino,  na Arena Pantanal.

O grupo de voz e violão da Escola Estadual Júlio Muller, de Várzea Grande, se apresentou uniformizado pela primeira vez. O regente Carlos Renato conta que o projeto existe há apenas 9 meses. Ele elogiou a qualidade da camiseta e o modelo com o brasão de Mato Grosso, “É legal essa identificação. Aonde formos com a camiseta representaremos o nosso Estado”.

Um dos 12 componentes do grupo, Patrick Brandão, estuda o 2º ano do Ensino Médio e conta que está feliz pela equipe e torce para que o uniforme chegue logo. E como gostou da camiseta nova passará a usá-la para assistir as aulas regulares. 

A entrega das camisetas, doadas pela Associação Mato-grossense dos Produtores De Algodão (Ampa) ao Governo de Mato Grosso, começou na semana passada e segue até o final de março para alcançar as 754 unidades escolares estaduais. Das 10 primeiras escolas a receber o uniforme, duas já realizaram a padronização: Liceu Cuiabano, e André Luis Reis da Silva. 

Estudante do 3º ano do Ensino Médio no Liceu, Juliane Martins usou o uniforme padronizado nas cores branco e azul, mas já com o nome da escola no centro da camiseta. “Eu gosto da blusa personalizada que usamos por sermos do terceiro ano. Mas essa nova do governo é mais fresca e apesar de ser branca não transparece nada”, comenta.

As diretoras das unidades estaduais Rodolfo Augusto Trechaud Curvo e Souza Bandeira também estiveram no evento e comentaram o assunto. Laismara Tasca, da escola Rodolfo Trechaud, decidiu não confeccionar camisetas da própria unidade esse ano. A gestora conta que o valor de cada camiseta custa em média R$ 28, enquanto o uniforme fornecido pelo governo poderá ser fornecido a R$ 3,00. Ela entende que a decisão beneficia os mais de 500 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos que devem optar pelo menor valor.

Na Escola Souza Bandeira, a diretora Lucimar Martins Ribeiro comenta que a primeira ideia era doar as camisetas, mas como a escola está fazendo melhorias na estrutura, o valor arrecadado com o uniforme padronizado será revertido nessas ações.

Além disso, na unidade é cobrado um uniforme completo, composto por camiseta, bermuda de tecido jeans e tênis, mas nem todos os estudantes vindos de mais de 86 bairros de Cuiabá possuem condições de obedecer ao padrão. Assim, a escola doa a vestimenta completa. Com a camiseta sem custo do Governo do Estado essa doação será mais fácil.

 “O Estado está globalizando uma ação que sempre fizemos na escola, garantindo que todos os alunos usassem o nosso uniforme completo, e doando todos os itens quando necessário” destaca a irmã Lucimar.

Programas e projetos

A apresentação de atividades artísticas de crianças e adolescentes de escolas estaduais que compõe a banda Rede Cidadã e o Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola (Prinart) na Arena Pantanal, nessa terça-feira, foi acompanhado pelo governador Pedro Taques e autoridades e convidados presentes.

Na oportunidade, Taques frisou que os recursos arrecadados com os uniformes padronizados ficarão na própria escola e poderão ser utilizados em pequenas reformas ou na compra de instrumentos para a banda, para as aulas de música. Ele também convidou as 754 escolas estaduais que desenvolvem programas e projetos educativos para ocupar o espaço público durante os eventos denominados “Vem pra Arena”, realizados no local.

Marcos Augusto, regente há 12 anos da “Bandi”, como é chamada a banda da Escola Dione Augusta, destacou a importância do grupo se apresentar em um evento externo. “Na escola, realizamos um extenso trabalho de musicalização instrumental, artística e coreográfica. Contudo, muitas vezes esse conhecimento ultrapassa os muros da escola, e é importante para a autoestima e incentivo dos nossos alunos que eles sejam vistos”.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com Seduc e com apoio de diversos órgãos do Estado, o Projeto Rede Cidadã contou com a apresentação da banda e exposição de trabalhos de pintura em tela desenvolvidos nas comunidades. O trabalho com o intuito da prevenção, tem como público jovens que apresentam problemas comportamentais na família, escola e sociedade.

O evento na Arena Pantanal incluiu, além dos jovens e profissionais de escolas estaduais, os recuperandos contratados pela Seduc, por meio da Fundação Nova Chance da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos, que realizam serviços gerais e de manutenção. A inserção no mercado de trabalho das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema penitenciário compõe uma política do Governo de Mato Grosso.

Em relação aos uniformes, a proposta para 2017 é que os recuperandos trabalhem na fabricação das roupas. Eles também estão colaborando na distribuição das 800 mil camisetas para todo o Estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3215/visualizar/