Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 15 de Agosto de 2017 às 09:37
Por: Redação TA c/ Gecom-MT

    Imprimir


Foto: Maria Manhães/Secitec
Secretário Domingos Sávio recebe os alunos na primeira aula do MedioTec, na ETE Burit
Secretário Domingos Sávio recebe os alunos na primeira aula do MedioTec, na ETE Burit

Com cursos técnicos direcionados para complementar o ensino médio da rede pública, o MedioTec iniciou as aulas nessa segunda-feira, dia 14/08, nos 53 municípios atendidos em todo Estado. São 3,7 mil alunos com acesso aos cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secitec), divididos em 142 turmas, para as modalidades de 37 cursos técnicos.

O MedioTec é voltado para alunos matriculados em escolas públicas, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e que cursem o ensino médio regular a partir do segundo ano.

As aulas do MedioTec acontecem no contra-turno dos alunos e trabalham a formação técnica. O secretário de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio, reforça a importância dos investimentos em educação.

"São mais de 37 milhões em recursos investidos para que os alunos tenham o melhor dos cursos técnicos ainda durante o ensino médio. A expertise da Secitec, somada às demandas regionais atenderão mais de 3,7 mil alunos por todos os cantos do Estado’’.

O secretário ainda destaca que entre os 37 cursos oferecidos, 19 são inéditos nas ETE’s. “São cursos como agropecuária, zootecnia, eletrotécnica, que já eram aplicados regionalmente e agora ainda teremos mais 19 novos cursos como: técnico em agroecologia, agroindústria e até mesmo, automação industrial. Com o acesso ao MedioTec os alunos terminarão o ensino médio já preparados para ingressar no mercado de trabalho”, disse Domingos Sávio.

A Escola Presbiteriana Buriti, que agora é Escola Técnica Estadual, iniciou as atividades nesta segunda-feira, dia 14/08, após 14 anos fechada. A estrutura atenderá 80 alunos em três cursos técnicos no segundo semestres de 2017. “Para nós da Secitec, é uma honra poder retomar as atividades de uma escola que tem uma história tão forte com a comunidade de Chapada dos Guimarães”, afirma o superintendente de Educação Profissional e Superior, Joaci Silva.

A aluna do primeiro ano do ensino médio, Bianca da Silva Paixão, optou pelo Curso Técnico em Eventos, na ETE Buriti, e reforça as expectativas para o mercado de trabalho. “É muito bom poder ter aula na mesma escola em que meus pais estudaram. Sempre ouvi falar da Buriti e agora, além de estudar aqui, ainda terei uma profissão quando terminar o curso”, disse ela.

As coordenações regionais dos cursos serão nas ETE’s de Alta Floresta, Buriti, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. Somente em 2016, atenderam 11.473 mil alunos, em 341 turmas, divididos entre 29 cursos Técnicos e 96 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em todo Estado.

“A garantia da boa organização e execução com qualidade do MedioTec está em boas mãos com as nove escolas técnicas, que atendem mais de 11 mil alunos por ano em Mato Grosso”, destacou o secretário Domingos Sávio.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32178/visualizar/