Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 29 de Agosto de 2017 às 19:25
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Ascom/Secitec

Em atividades desde o dia 14 de agosto, a Escola Técnica Estadual de Ensino Profissional e Tecnológica de Buriti já tem três cursos em andamento. São mais de 80 alunos nas turmas de técnico em eventos, técnico em hospedagem e técnico em agricultura. A ETE Buriti seria entregue nesta quarta-feira (30.08), mas a inauguração foi adiada devido ao termino das obras na última ala em reforma, que deve durar mais alguns dias.

A ETE tem estrutura administrativa completa, seis salas de aula, ginásio, instalações agrícolas. Em junho o Governo do Estado anunciou R$ 1,5 milhão de investimentos em reformas para todas as unidades. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira, destaca a importância da obra. “A história do ensino profissionalizante de Mato Grosso passa pela Buriti. Atender uma região que tem todo esse potencial turístico e que demanda mão de obra é prioridade para o Governo do Estado. Além dessas 10 ETEs, ainda temos mais oito novas escolas em construção no Estado, são mais de oitenta e cinco milhões em investimentos no ensino técnico”, reforça Domingos Sávio.

A aluna do primeiro ano do ensino médio, Bianca da Silva Paixão, da turma de técnico em Eventos, na ETE Buriti reforça as expectativas para o mercado de trabalho. “É muito bom poder ter aula na mesma escola em que meus pais estudaram. Sempre ouvi falar da Buriti e agora, além de estudar aqui, ainda terei uma profissão quando terminar o curso”, diz Bianca.

Construída em 1923 pela Fundação Evangélica de Buriti, a antiga Escola Evangélica Presbiteriana Buriti formou gerações de alunos em Chapada dos Guimarães. A estrutura estava desativada desde 2003 e sua reativação era uma sonho para a comunidade. Para o pastor Djaik Souza Neves, presidente da Fundação Buriti, a retomada é uma conquista. “A Escola Evangélica Buriti funcionava em regime de internato e convencional. E é uma grande alegria, resgatar a educação e os propósitos dela. Contar com o governo do Estado e a Secitec nessa missão é uma conquista que alcançará adolescentes, jovens e adultos que tanto carecem de formação educacional técnica e de valores”, destaca o presidente.

A estrutura da escola foi cedida em termo de comodato, assinado em junho pelo o Governo do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e a Fundação Buriti. A ETE Buriti fica no KM 55 da Rodovia MT 251, que liga Cuiabá ao município de Chapada do Guimarães.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32548/visualizar/