Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sábado - 02 de Setembro de 2017 às 14:32
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Sefaz/MT

Devido a grande procura pelo curso “Disseminadores de Educação Fiscal” e o preenchimento das 140 vagas disponíveis, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) encerrou nesta sexta-feira (01.09) as inscrições para a capacitação. O curso é voltado para profissionais da área de educação e está previsto para iniciar no dia 18 de setembro.

“Inicialmente foram ofertadas 120 vagas, porém conseguimos acrescentar mais 20 e todas foram preenchidas. A procura superou todas as nossas expectativas e mostra o interesse dos educadores em buscar conhecimentos relacionados à educação fiscal e tributária”, pontua o coordenador regional do curso, Carlos Eduardo Predebon.

De acordo com ele, foram recebidas 335 inscrições e os inscritos serão selecionados conforme ordem de inscrição. “Após a seleção iremos contatar os demais inscritos para oferecer outros cursos disponíveis em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF). Além disso, quem não conseguir fazer essa edição do curso de Disseminadores de Educação Fiscal poderá se inscrever na próxima edição, pois a capacitação acontece semestralmente” explica.

Coordenado pela Gerência de Promoção da Educação e Cidadania Fiscal da Secretaria de Fazenda (Sefaz), em parceira com Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério da Fazenda, e a Secretaria de Educação (Seduc), o curso para formação de disseminadores de educação fiscal é voltado principalmente para professores de escolas públicas estaduais e municipais e educadores da rede privada.

O objetivo é preparar esses profissionais para difundir nos espaços escolares informações sobre cidadania e educação fiscal, visando à formação de cidadãos conscientes do papel dos tributos para uma sociedade mais justa e solidária. Além disso, a capacitação visa ampliar a rede de disseminadores do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

Durante a capacitação, os educadores terão acesso a conteúdos como Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Função Social dos Tributos, Gestão Democrática dos Recursos Públicos e Educação Fiscal na Prática, e aprenderão a elaborar projetos para serem desenvolvidos com os alunos.

O curso é gratuito e será ofertado na modalidade de ensino a distancia (EAD), com carga horária de 120 horas e certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Inicio das aulas

Responsável por disponibilizar o curso de Disseminadores de educação Fiscal, a ESAF adiou nesta sexta-feira (01) a data para inicio das aulas, que estão previstas para acontecer entre os dias 18 e 26 de setembro. O prazo inicial era dia 11 de setembro.

Em nota a Escola informou que a prorrogação foi necessária para que houvesse tempo hábil para que os Grupos de Educação Fiscal Estaduais, responsáveis por coordenar a capacitação, fizessem a devida divulgação e levantamento de inscritos.

O curso faz parte do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), coordenado pela ESAF, que é um programa nacional, desenvolvido nos estados, por meio do Programa de Educação Fiscal.

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) integra o PNEF, por meio do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE/MT), responsável por desenvolver as ações do Programa de Cidadania Fiscal que tem como um dos principais objetivos capacitar disseminadores.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32633/visualizar/