Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Segunda - 04 de Setembro de 2017 às 09:08
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: PM-MT

Mais de 120 estudantes do 8º ano do ensino fundamental participaram da edição 2017 da ‘Semana de Inclusão Social’, evento promovido anualmente pela Escola Estadual Tiradentes, da Polícia Militar, com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Cuiabá.

Idealizado pela professora de Ciências, a bióloga Leila Mariotto, esse projeto é desenvolvido há 7 anos. Este ano aconteceu entre segunda e sexta-feira desta semana (29/08 e 01/09).

Todos os anos, durante uma semana, cada dia uma turma diferente, os estudantes passam uma manhã na Apae conhecendo e interagindo com crianças e adolescentes portadoras de deficiência intelectual e múltipla.

Os encontros se estendem por horas e incluem brincadeiras, dança, atividades esportivas e momento de compartilhar o lanche. A alegria e a troca de carinhos entres os estudantes chamam a atenção.

A estudante Gabriele Dias, 13 anos, avalia o encontro como educativo e alegria. “Essa é uma boa oportunidade para vermos que na verdade não somos diferentes, que eles podem ter mais dificuldades para superar, mas nem por isso vivem tristes. São pessoas alegres e carinhosas e nos recebem muito bem”, completa.

A professora Leila explica que sair da sala de aula para conviver com o que estuda nos livros didáticos, nesse caso pessoas com deficiência intelectual e múltipla, é uma maneira de aproximar e ensiná-los a respeitar as diferenças. É um exercício de cidadania, completa.

Conforme a professora, os alunos gostam e se empenham na organização das atividades que antecedem o encontro como arrecadação de alimentos não perecíveis, de materiais de limpeza e de higiene pessoal para a Apae.

Os estudantes também arrecadam dinheiros entre os familiares e amigos para comprar carne e frango para complementar as refeições na instituição. Ainda levam bolo, cachorro-quente, biscoitos e outros produtos para o lanche que compartilham. E só saem da Apae depois de limpar os ambientes onde brincaram e lancharam.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32653/visualizar/