Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 05 de Setembro de 2017 às 17:50
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

Uma extensão de faixa de 55 metros do canal do Córrego Água Limpa no bairro Jardim Aeroporto, em Várzea Grande, foi todo recuperado. O trabalho executado pela Secretaria Municipal de Viação e Obras da Prefeitura de Várzea Grande durou 40 dias e consistiu na construção de um muro de gabião nas encostas do córrego para evitar o assoreamento. A próxima etapa será a construção de uma passarela metálica com guarda-corpo e acessibilidade sobre o córrego, substituindo a atual estrutura que apresenta riscos aos pedestres. A previsão de conclusão da obra é para final de setembro.

Segundo o secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes, toda a obra ficou orçada em pouco mais de R$ 129 mil e prazo de 90 dias para conclusão. “Os serviços do muro de contenção iniciaram na primeira semana de agosto e já estão concluídos. Agora foi dado inicio à construção da passarela que tem previsão de conclusão até o final deste mês de setembro. Trinta dias antes do prazo estipulado. Resultado de um trabalho eficaz de fiscalização e acompanhamento da obra pelos técnicos da nossa pasta”, disse Luiz Celso.

De acordo com o projeto, a passarela metálica terá sete metros de extensão por um metro de largura, guarda-corpo e oferecerá conforto, segurança e facilidade de acesso aos pedestres. A estrutura atende a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 9050) sobre acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço mobiliário e equipamentos urbanos. “Já o muro de gabião é uma estrutura de contenção com boa resistência, permeabilidade e baixo impacto ambiental. Ele foi construído com uma grande estrutura de pedras colocadas em gaiolas de arame recozido e empilhadas conforme o projeto de contenção nos dois lados do córrego”, detalhou o secretário.

A Administração Municipal também executou a limpeza do córrego Água Limpa em toda sua extensão. “A Secretaria de Serviços Públicos trabalha em parceria com as demais pastas da Prefeitura. Nesse caso executamos o trabalho de limpeza e desobstrução do canal natural de água e demos acabamento à obra realizada pela Secretaria de Obras”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, informando que outros dois córregos, localizados nos bairros Mapim e Figueirinha, também receberam limpeza geral e desobstrução de bueiros.

A Prefeitura executa a construção de dois novos bueiros, um em ponto estratégico que liga as comunidades do Jardim Paula I ao Marajoara e, outro no bairro Santa Terezinha. A ação tem o objetivo evitar que as águas pluviais prejudiquem as condições das ruas, pontes e também de oferecer segurança de trafegabilidade no período de chuvas. “Na localidade do Santa Terezinha, por exemplo, a obra está em faze de acabamento. Construímos um bueiro de quatro metros de altura por dois de largura para evitar que ele fique obstruído e no período de chuvas essas águas danifiquem a ponte do local que também foi reconstruída recentemente”, explicou o secretário de Viação e Obras.

A manutenção da infraestrutura urbana com varrição das ruas, pintura de meio-fio e outras sinalizações, podas de árvores e retiradas de entulhos também estão presentes nesta semana no Jardim Paula I, Avenida João Ponce de Arruda, Avenida da Feb, região central do Cristo Rei, além das avenidas principais do centro de Várzea Grande. “Nessa segunda-feira, finalizamos a limpeza e outros serviços de manutenção urbana do bairro Santa Maria. Mas é importante destacar que esse trabalho é permanente em toda a cidade e atende a um cronograma. Para isso, dispomos de uma equipe de cem homens da administração municipal e cem funcionários da empresa terceirizada, além de equipamentos para ajudar nos serviços”, informou.

Breno Gomes completa que neste período de altas temperaturas as equipes de manutenção estão trabalhando das 6h30 às 11h30 e no período da tarde é feito o recolhimento dos entulhos. “Ficamos atentos também às condições de trabalho dessas equipes que além de equipamentos de segurança como bonés, chapéu, botas, luvas e uniformes com mangas cumprida e proteção para o pescoço, são orientados a evitar a exposição excessiva nos horários de sol quente”, salientou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32702/visualizar/