Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRONEGÓCIO
Quinta - 14 de Setembro de 2017 às 17:15
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Mayke Toscano

O governador Pedro Taques participou do Fórum Agronegócio Sustentável, promovido pelo jornal Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (14.09), na capital paulista. O evento discute o atual cenário do agronegócio no Brasil e no exterior, com mesas de debates que incluem propostas do consórcio interestadual Brasil Central (BrC) - do qual Mato Grosso participa -, a imagem do Brasil no exterior e exportação de alimentos.

“O Consórcio Brasil Central é uma inovação trazida da Alemanha, o que se denomina de estados constitucionais cooperativos. Nós, precisamos mostrar que os governos estaduais têm autonomia e podem fazer acordos internacionais a depender de sua organização. Não queremos competir com outros estados, mas mostrar nossas potencialidades diversas e específicas”, pontuou o governador.

Taques fez um panorama da produção agrícola, rebanho bovino, território preservado em Mato Grosso, e explicou como pretende utilizar a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), com o objetivo de captar recursos para Mato Grosso objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal e conservação dos remanescentes de vegetação nativa.

“Nós não queremos só produzir, mas verticalizar a produção com qualidade para que possamos cada vez mais conquistar mercados internacionais. Queremos concretizar políticas públicas e fazer do Estado de Mato Grosso um Estado melhor para se viver”, disse.

Também será debatido, no segundo dia do evento (15.09) o crescimento da agricultura orgânica no país e a importância disso para o mercado. Em sua apresentação, o governador de Goiás, Maconi Perillo, destacou como seu Estado está se organizando em relação a conservação ambiental e como ocorreu a inclusão no consórcio Brasil Central, presidido por ele.

“Para que houvesse a adesão ao consórcio foi tudo muito legalizado. O gasto nosso com burocracia e estrutura de funcionamento é praticamente zero. Estamos reservando todos esses recursos para a elaboração de projetos estratégicos para serem investidos em áreas estratégicas, como por exemplo, pastagens degradáveis, ou mesmo a questão da sanidade animal e vegetal”, afirmou.

Além do governador de Mato Grosso, o evento contou ainda a participação da senadora do Tocantins, Katia Abreu; Izabella Teixeira, ex-ministra do meio ambiente, representantes do setor, o secretário de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, e o secretário de Comunicação de Mato Grosso, Kleber Lima.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32857/visualizar/