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TRÂNSITO
Segunda - 25 de Setembro de 2017 às 12:53
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

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Semob

O aprimoramento do modelo de governar da Prefeitura de Cuiabá na gestão Emanuel Pinheiro motivou, entre outras medidas, a reformulação da forma de recebimento das solicitações encaminhadas à Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

A Ouvidoria da Semob atende pelos telefones 0800 645 1517 e o 3315-4220 email ouvidoria.semob@cuiaba.mt.gov.br. O setor apresentou recentemente um comparativo das reclamações e sugestões dos serviços prestados munícipes, no período de janeiro a agosto de 2016 e 2017.

Para esclarecer os números, a responsável pelo setor da Ouvidora da Semob, Jildane Carvalho de Oliveira, afirmou que, desde o primeiro semestre, as reclamações diminuíram em relação mesmo período do ano passado. Segundo ela, isso se deve a nova forma administrativa que busca o resultado da prestação dos serviços atendendo as demandas da sociedade cuiabana.

Em janeiro deste ano, a Ouvidoria recebeu 32 reclamações, diante de 83 registradas no mesmo período do ano passado. Ou seja, um percentual de diferença de 61%. A queda nas reclamações também ocorreu nos meses seguintes. Em fevereiro de 2017 foram 38 registros, em relação mesmo mês em 2016, quando houve 76 reclamações, reduzindo em 50%.

Em março passado forma 32 reclamações contra 62 registradas em 2016, 48% menor. Em abril de 2016, o órgão registrou 42 reclamações e 40 no mesmo mês de 2017, ou seja 5%, de redução. Em maio foram 46 reclamações diante de 44 em maio de 2017. Já em junho de 2017, as reclamações caíram para 27, em relação a junho do ano passado, quando foram registradas 45 reclamações, redução de 40%. Em julho deste ano foram 16 reclamações contra 38 de em 2016, diminuindo 58%.

Agosto passado a Ouvidoria recebeu 32 reclamações em relação as 31 reclamações. “A população está sendo ouvida e ao mesmo tempo as respostas às necessidades são apresentadas com os serviços essenciais à qualidade de vida de todos”, disse Jildane.

No entanto, a Semob atua para contribuir na melhoria dos serviços prestados à população, afirmando que a aproximação do órgão com a população fez com que as solicitações fossem atendidas com mais agilidade.

De acordo com a Ouvidora, a Semob atende a população no horário de expediente entre 8hs e 18 hs de segunda a sexta-feira. Mas, a fiscalização também é feita pelo número 118, durante a semana e nos finais de semana, auxiliando na fiscalização.

O recebimento de solicitações por meio da Ouvidoria tem sido uma boa prática, considerada pela atual gestão Emanuel Pinheiro, que preza pela humanização dos serviços públicos. “A Ouvidoria é uma forma coerente e transparente para uma boa governança municipal”, disse a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

A Ouvidoria tem a atribuição de receber, tratar e encaminhar as solicitações para as diretorias responsáveis para a apuração, monitorando a execução dos serviços, o cumprimento dos prazos de tramitação e zelando pela qualidade do tratamento e das respostas aos demandantes.





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