Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Segunda - 22 de Fevereiro de 2016 às 10:44
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Duzentas equipes. Cem jogos. Sessenta e quatro campos e miniestádios de futebol. Seis meses de competição. Os números dão a dimensão do que será o Campeonato de Futebol Amador Peladão, que terá o pontapé inicial na segunda-feira (22), com uma solenidade de abertura que vai reunir representantes das equipes e autoridades políticas no ginásio Aecim Tocantins.

O Peladão – que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer – retoma as atividades depois de quatro anos parado. O evento conta com a colaboração da rádio Amadorismo no Ar – um importante veículo de comunicação que há anos fomenta a realização do campeonato que é o segundo maior do gênero no país, perdendo apenas para o Peladão de Manaus, que conta com 600 equipes.

O time campeão vai levar como prêmio um carro zero quilômetro. Já o vice-campeão será contemplado com uma moto. Tiego Poli Kiesque, um dos organizadores da competição, destaca que o Peladão é um grande evento de confraternização, que reúne diferentes comunidades de Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, o campeonato conta com participação de 12 times do interior do Estado. “Alguns desses times são formados por jogadores indígenas e vindos de comunidades tradicionais, como é o caso dos quilombolas”, acrescentou Kiesque.

Na cerimônia de abertura, no ginásio Aecim Tocantins, estarão presentes os 200 representantes das equipes participantes do Peladão. Também haverá distribuição de bolas para os times e de camisetas oficiais para os árbitros apitarem as partidas. A cerimônia vai ser protocolar, com discursos das autoridades presentes. A bola vai rolar mesmo no fim de semana seguinte, 27 e 28 de fevereiro, quando será realizada a primeira rodada do Peladão.

O Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, destaca que o Peladão é uma atividade extremamente importante, pois oferece opção de lazer às comunidades carentes e afasta muitas pessoas do mundo do crime. “Essa proposta é tão interessante que nós pretendemos ampliar essa competição e promover o ‘Amadorzão de Futebol’. Nossa ideia é promover um campeonato que irá envolver todo o Estado, com a participação de mais de 100 seleções municipais”, afirmou.

Regulamento

Na primeira fase as equipes serão dividas por polos e os jogos serão no formato mata-mata em uma única partida, ou seja, 100 das 200 equipes serão eliminadas logo na primeira rodada. A segunda fase será disputada com partidas de ida e volta. As fases eliminatórias seguem até a grande final, que será disputada no dia 27 de agosto na Arena Pantanal.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3309/visualizar/