Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 22 de Fevereiro de 2016 às 10:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Devolver a prosperidade e o sonho do desenvolvimento econômico e social à região oeste de Mato Grosso. Foi partindo dessa premissa que a Caravana do Desenvolvimento seguiu em seu segundo dia de visitas técnicas rumo aos municípios de Araputanga, São José dos Quatro Marcos e Curvelândia, selando o diagnóstico das principais cadeias produtivas locais.

A primeira parada foi no município de Araputanga, para conhecer a Cooperativa Agropecuária do Oeste de Mato Grosso (Coopnoroeste). Já a segunda visita técnica ocorreu na Fazenda Soroteca, na cidade de São José dos Quatro Marcos. Ao todo, são 4 mil hectares de plantação de Teca, madeira bastante utilizada na construção de embarcações. Cerca de 60% da produção são exportados, principalmente, aos mercados chinês, indiano e vietnamita.

De acordo com o diretor administrativo da fazenda, Eder Melo, um dos principais entraves para o desenvolvimento do setor de base florestal é o frete, que representa quase 50% dos custos. "Sem o Porto de Morrinhos, em Cáceres, fica complicado investirmos numa planta industrial para o beneficiamento do pó da serragem, para a fabricação de painéis de aglomerado", destacou.

O deputado estadual Adriano Silva (PSB) lembrou que a região possui cerca de 40 mil hectares de teca plantados. "A hidrovia Paraguai-Paraná e a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres farão parte do Plano de Desenvolvimento Regional, que estamos começando  a elaborar. Por meio deste diagnóstico, será possível elaborar diversos projetos para podermos captar recursos nas esferas Federal e Estadual", ponderou.

Ezequiel Fonseca, deputado federal, ressaltou outro importante vetor de desenvolvimento na região: a agricultura familiar. Atualmente, a região é a responsável pela maior bacia leiteira do estado. "São inúmeras as potencialidades e com esse diagnóstico da capacidade vamos escrever um plano estratégico de desenvolvimento regional e que trará altos investimentos dos governos federal e estadual, a proposta é levar tecnologia para que possa avançar e tornar a região oeste uma matriz econômica".

Em seguida, o gerente do laticínio Vencedor, Elizeu Francisco dos Santos, revelou a falta de estruturação da cadeia da bacia leiteira na região. De acordo com ele, a indústria possui uma capacidade ociosa de mais de 50%. "Podemos processar até 300 mil litros de leite por mês. No entanto, hoje estamos beneficiando apenas 138 mil litros".

Para o deputado Wancley Carvalho (PV), que além de coordenar a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Região Oeste, também é responsável na Assembleia Legislativa pela Frente Parlamentar do Cooperativismo de Mato Grosso (Frencoop-MT), a construção do plano é o primeiro passo para mudança de realidade na região. "O desenvolvimento da região passa, sem dúvida, pela força do cooperativismo, que é o melhor meio para distribuição de renda. Além disso, temos que potencializar as cadeias produtivas e vocações locais; é o começo de um grande trabalho", pontuou.

No período da tarde, a expedição visitou a Caverna do Jabuti, em Curvelândia, considerada pelo IBAMA a maior do estado e tombada como patrimônio histórico. No plano de desenvolvimento regional, o setor turístico será estimulado. A proposta é fortalecer e alavancar economicamente o setor, gerando renda para o município e região.

A ultima agenda da caravana ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, no frigorífico de peixe em Curvelândia. O incentivo à agricultura familiar através da produção de pescado é considerada a mais rentável que as demais atividades produtivas, uma cadeia produtiva forte. Esse composto de pescado deverá, dentro do plano, atuar na absorção dos insumos das pequenas propriedades do entorno.

Participaram do grupo os deputados estaduais Wancley Carvalho (PV) e Dr. Leonardo (PDT), e federal Ezequiel Fonseca (PP), além do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3311/visualizar/