Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
RODOVIAS
Segunda - 16 de Outubro de 2017 às 14:24
Por: Keka Werneck, Gazeta Digital

    Imprimir


Otmar de Oliveira

Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço das ocorrências registradas nas estradas federais de Mato Grosso neste feriado prolongado de 12 a 15 de outubro. Zerou o número de mortes, apesar da grande incidência de infrações graves. Foram flagradas 156 ultrapassagem indevidas e 1.605 casos de excesso de velocidade. Foram 23 acidentes, com 9 vítimas levemente feridas, além de 12 casos de embriaguez.

No caso dos embriagados flagrados ao volante, o inspetor Aristóteles Cadidé, superintendente da PRF em Mato Grosso, explica que maior parte deles de fato bebeu e saiu para a estrada, ignorando os riscos desta prática. Outros, foram a festas familiares por exemplo, consumiram álcool, mas não esperaram o suficiente para sair de viagem. "De 2 a 3 horas, o bafômetro ainda capta e em alguns casos mesmo após 6 horas", avisa o superintendente.

Ele explica ainda que os testes de alcoolemia são aplicados mesmo em situações que não são suspeitas. "Condutor pode ser testado a todo momento", alerta. No feriadão, foram aplicados 1.417 testes do bafômetro.

Os flagrantes de alta velocidade e ultrapassagens indevidas, segundo ele, são feitos visualmente, por equipe em viatura em trânsito ou posicionada na estrada, porque em Mato Grosso, a PRF não conta com câmeras e nem drones, a exemplo de outros estados. No caso dos drones, a corporação está fazendo experiências com eles. Se derem certo, podem ser adotados em todo país.

Ano passado, no feriado do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida não houve "emenda", porque caiu em uma quarta-feira e somente neste data foram registrados 2 óbitos.

"Trabalhamos para reduzir estatísticas de óbitos mas este ano nos surpreendeu", comenta o inspetor Cadidé. Ele insiste em recomendar prudência nas estradas no próximo feriado que é de Finados. de 1 a 5 de novembro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33226/visualizar/