Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 06 de Novembro de 2017 às 21:16
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Assessoria

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza (PSDB), se reuniu na manhã desta segunda-feira (06), com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Cuiabá, responsável pelo Censo Agropecuário deste ano. Além de outros representantes da Prefeitura, também se fez presente; membros do INDEA, EMPAER e imprensa. O objetivo foi formar uma Comissão Censitária Municipal para acompanhar os trabalhos do Agro 2017.

Após 45 dias o colegiado volta a se reunir para analisar os trabalhos agros iniciados no dia 1° de outubro de 2017. A data para finalização dos trabalhos está prevista para o dia 28 de abril de 2018. A expectativa é que os dados preliminares da pesquisa sejam divulgados já no mês de abril do mesmo ano.

Após uma breve apresentação do censo pelo Agente Censitário Regional do IBGE, Allan Douglas Tomaz da Silva, foi explicado que o objetivo dessa coleta de dados é investigar a produção agropecuária em todas as propriedades de Livramento.

Allan Douglas ainda destacou que o resultado do Censo Agro, trará dados importantes para o desenvolvimento do setor papa-banana, servindo como foco para tomada de decisões do setor público, bem como contribuirão para a criação e implementação de novas tecnologias e investimentos voltados à produção do setor.

Já o Agente Censitário Municipal, Alen de Paula Santos, destacou que nesse primeiro momento a grande preocupação do IBGE é em orientar os produtores quanto à importância do Censo Agro. A última edição do Censo Agro foi realizada em 2007. Alen ainda pediu auxílio dos presentes, para que se façam chegar até os produtores, o pedido para receberem os agentes censitários em suas propriedades e respondam o questionário, sem receio algum, já que não se trata de fiscalização, mas sim da coleta de informações ligadas a produção.

Em Nossa Senhora do Livramento, 22 agentes censitários percorrerão 22 setores no município e estarão devidamente identificados com coletes e crachás do IBGE. Os agentes censitários contarão com a supervisão de três agentes supervisores – ACS para pesquisarem em cima de diversas produtividades agrícolas, entre elas: 181 mil cabeças de bovinos, 10.600 cabeças de suínos, 62.300 galináceos, 1.700 hectares de soja, 780 hectares de milho e 280 hectares de arroz.

De acordo com o prefeito Souza, a Prefeitura auxiliará na divulgação de informações, e disponibilizará informações pelo setor de engenharia municipal, caso seja necessário. “auxiliaremos na divulgação do censo o mais rápido possível e ainda nos colocamos a inteira disposição para colaborar naquilo que estiver em nosso alcance”, concluiu o prefeito.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33446/visualizar/