Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quinta - 18 de Fevereiro de 2016 às 11:10
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Mais de 50 investidores de países como Estados Unidos, Emirados Árabes, Portugal, França e Espanha, além de representantes de fundos internacionais, empresas do ramo da tecnológia e ONGs, participaram do almoço empresarial promovido pelo Governo de Mato Grosso, nesta quarta-feira (17.02), durante o Fórum Global de Inovações na Agricultura, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O governador Pedro Taques e o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, receberam os convidados com materiais sobre as potencialidades do estado nas áreas do agronegócio, minérios e turismo. Eles presentaram o vídeo institucional Mato Grosso é um Gigante e promoveram o encontro dos convidados com entidades representativas que integram a Comitiva de Mato Grosso, como Assembleia Legislativa, Fiemt, Famato, Senar, Aprosoja, Acrimat, Acrismat e Ampa.

A estratégia durante a viagem internacional é mostrar os esforços da gestão estadual em oferecer um ambiente negocial propício a novos investimentos, que poderão contribuir com o desenvolvimento sustentável e geração de novos empregos regionais.

“Nós temos 710 assentamentos, onde vivem 105 mil famílias de trabalhadores rurais. Estas famílias precisam ser incluídas na cadeia de produção por meio da regularização fundiária, apoio a pesquisa e extensão, microcréditos para mulheres e um sistema de comercialização do que se produz, fomentando a cadeia da produção de leite, piscicultura e hortifrútis. Pra isso, estamos criando no um ambiente negocial propício para receber novos investimentos, garantindo o crescimento econômico do estado, a preservação ambiental e a inclusão social”, disse o governador Pedro Taques.

O secretário Seneri Paludo destacou o fortalecimento da imagem do estado perante o cenário internacional. "Voltaremos a Mato Grosso com o compromisso de estreitar os contatos, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com as entidades, organizações e investidores que se interessaram por tudo aquilo que mostramos em relação à viabilidade de futuros negócios no nosso estado".

Conforme o deputado Dilmar Dal Bosco, o Fórum é uma oportunidade única para Mato Grosso abrir o mercado e melhorar ainda mais seu desenvolvimento, seja na agricultura ou nas demais áreas. “Temos que abrir o mercado do nosso estado, vender o que temos de bom, vender nosso turismo, nosso esporte, agricultura, pecuária. O Estado tem que buscar caminhos. Essa viagem a Abu Dhabi traz um novo horizonte para o estado. A apresentação feita pelo governador Pedro Taques no almoço foi muito proveitosa porque conseguimos mostrar as potencialidades do nosso estado, mostramos o que produzimos, nossas riquezas".

Para o deputado Guilherme Maluf, presidente da Assembleia Legislativa, o evento mostrou a importância dos laços entre os poderes estaduais e os principais setores da economia do estado para o desenvolvimento de Mato Grosso. "É importantíssimo o Executivo e o Legislativo caminharem juntos com presidentes de várias federações e associações para mostrar ao mundo o que é Mato Grosso. Essa boa relação também se reflete nos negócios, com a possibilidade de atrairmos investimentos para aumentar nossa exportação e trazer renda para o estado".

O vice-presidente da Federação das Indústrias no estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Pereira Rangel, elogiou a iniciativa e reiterou que o evento tem servido para estreitar laços e firmar parcerias. “É um compromisso que nós, da indústria, temos de participar de uma caravana como essa. Podemos trazer investimentos para Mato Grosso, uma vez que temos potencialidades de matérias-primas e também precisamos desenvolver a indústria mato-grossense”.

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado destacou a oportunidade de ver de perto as inovações na área agricultura no mundo. “Pudemos ver o interesse que muitos fundos e empresários tem em investir no estado. E nós conseguimos também mostrar, através da figura do nosso governador, todo potencial que Mato Grosso tem”.

Prado também afirmou que como fruto das reuniões e dos eventos o estado ganhará novos investimentos para o empresariado e para a população. “Nós estamos aqui com a maior das entidades representativas de Mato Grosso fazendo esta interação. Fruto disso, tenho certeza que cada organização vai levar no seu portfólio mais possibilidades de investimentos e de aprendizado, porque a inovação que nós vimos aqui, o que tem de novo e que funciona, é importante para todos nós”.

Agenda no exterior

A missão em Abu Dhabi segue até esta quinta-feira (18.02) com o Fórum Global para Inovações na Agricultura (GFIA), evento que reúne as maiores empresas da atividade no mundo. A programação inclui ainda visita ao escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3388/visualizar/