Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 26 de Março de 2018 às 12:51
Por: Redação TA c/Sesp-MT

    Imprimir


Uma ação conjunta entre as forças de Segurança Pública e o Sistema Penitenciário estadual transferiu 135 presos de uma vez, a maior movimentação dos últimos anos, e encaminhados para as unidades prisionais de Água Boa e Juína. Dentre os detentos transferidos da Penitenciária Central do Estado estão aqueles apontados como líderes de organizações criminosas. Todos chegaram ao destino sem nenhuma intercorrência, conforme havia sido previamente planejado, e os dois ônibus executivos que levaram os reeducandos foram escoltados por equipes de agentes penitenciários e da Polícia Militar.

Os ataques nos últimos dias são em decorrência de ações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) – por meio da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil – e da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que têm intensificado o combate ao crime organizado, dentro e fora das unidades prisionais.

“O controle das unidades prisionais é 100% do Estado. Não existe uma única cela de unidade prisional em que os agentes não consigam entrar qualquer hora do dia ou da noite. Na semana passada quando 850 presos se amotinaram, os agentes conseguiram fazer a contenção em 40 minutos”, reforçou o titular da Sejudh, Fausto Freitas.

A visita de familiares aos custodiados da PCE foi retomada no domingo, já que não houve no sábado em decorrência da força-tarefa para a transferência. Familiares e advogados já foram informados sobre o destino dos 135 presos.

Desde 2015, Mato Grosso tem 9 presos em unidade federais de segurança máxima e a Sejudh trabalha para novas solicitações, já que o requisito principal é ameaça à ordem pública ou organização criminosa.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, afirma que o sistema de segurança pública continuará atuando com planejamento e rigor contra qualquer organização criminal, a fim de neutralizar ameaças que atentem contra a sociedade. “Nossos servidores são qualificados, treinados e estão motivados para enfrentar o crime no Estado. A população pode e deve confiar nas Polícias Militar e Civil, que estarão atuando de forma integrada e com o apoio da atividade de inteligência com a finalidade de garantir a sensação de segurança”.

Gustavo destaca ainda que reforçou em mais 30% as operações preventivas por meio das ações integradas das polícias, bem como foram dadas as respostas repressivas de forma rápida e eficiente que resultaram nas identificações dos suspeitos de terem praticados atentados contra os agentes prisionais. “Também reforço que continuaremos atuando em conjunto com a Sejudh, apoiando sistematicamente as ações operacionais desta pasta”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34602/visualizar/