Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Sexta - 06 de Abril de 2018 às 16:02
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Gustavo Duarte

O conjunto semafórico instalado na rotatória que dá acesso à Ponte Sérgio Motta, na Avenida Beira Rio, e os da Avenida Isaac Póvoas foram os primeiros pontos a iniciarem os testes dos semáforos inteligentes. Agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram no local auxiliando o trânsito na noite de quinta-feira (05). Os testes devem levar até 3 dias e apos esse período, os semáforos voltam a operar no amarelo intermitente ate a inauguração.

Na quarta-feira (04), as avenidas receberam as sinalização e faixas aéreas indicando a fase de avaliação, para que pudessem começar a operar a título captação de dados no local.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo explicou, em meados do mês de março os semáforos da rotatória operaram em amarelo intermitente para que os condutores pudessem se familiarizar com o conjunto semafórico. O local foi um dos pontos escolhido porque o trânsito na região diariamente nota-se congestionamento, o que prejudica os mostoristas nos sentidos em momentos de maior fluxo. “Muitas pessoas tem duvidas sobre o funcionamento do semáforo inteligente na rotatória da ponte Sérgio Motta mas, vai funcionar e vai melhorar e muito o fluxo do trânsito na região. Nesse local vamos acabar com a preferencial de quem está na rotatória. O sinal vai abrir de acordo com a pista com maior número de veículos, onde tem o maior gargalo. Nos estudos que fizemos, enquanto passavam 10 carros por minuto na preferencial, vinham 100 por minuto na Beira Rio, vimos a necessidade de colocarmos um conjunto semafórico ali”, salientou o secretário.

Ele conta ainda que na noite de quinta-feira esteve in loco acompanhando o funcionamento dos novos semáforos e que a diminuição no tempo de travessia é bastante significativa. "Fizemos a contagem dos veículos e constatamos que antes 22 carros que vinham da Beira Rio sentido Coxipó, levava 1 minuto, hoje esses mesmo 22 atravessam em 23 segundos a rotatória", comemorou Antenor.

Na Issac Póvoas, o conjunto semafórico funcionou no sistema onda verde, onde o motorista consegue trafegar em toda a extensão da avenida, respeitando a velocidade da via, sem ser parado pelo sinaleiro.

Segundo o Secretário, o semáforo vai fazer uma leitura inteligente através de um software que irá monitorar qual a pista com maior necessidade. “Quem vai fazer isso é o sistema, não é o agente, é tudo automatizado. Pedimos um pouco de paciência aos condutores porque precisamos passar por essa fase de teste para que o softwear armazenem os dados”, completou o secretário. O semáforo se adaptará ao curso com maior demanda, de forma equilibrada e com tempo suficiente para os condutores da pista com menor movimento possam passar. Após a fase de testes, com o armazenamento das informações e a calibragem do sistema, o resultado será a diminuição dos engarrafamentos nos horários de pico.

Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito será instalado, acompanhando a trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras. “As câmeras de videomonitoramento que estarão instaladas nos semáforos, serão apenas para monitorar o trânsito, não é para multar. Poderemos avisar os motoristas onde está tumultuado. Por exemplo, se tem acidente podemos desviar o trânsito, avisar nos painéis, nos meios de comunicação”, completou o secretário.

O método é o mesmo utilizado nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá. Ao contrário dos semáforos únicos utilizados atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores.

“A inovação na sinalização vai ainda mais além, uma vez que os novos equipamentos se comunicam entre si e isso propicia um fenômeno que chamamos de Onda Verde, onde todos os semáforos abrem e fecham conjuntamente, a partir de uma avaliação do fluxo das faixas. O objetivo é evitar aquele antigo constrangimento de estar em meio a vias completamente vazias. O sistema vai funcionar e deixaremos um legado em Cuiabá”, finalizou Antenor.

A previsão de inauguração dos conjuntos testados é dia 14 de abril , dentro da programação do aniversário de 299 anos de Cuiabá, que é comemorado no proximo domingo, dia 08 de abril.

Semáforos inteligentes

Ao todo 125 cruzamentos receberão os conjuntos semafóricos que serão adaptados conforme a demanda. O sistema permite o controle remoto e em tempo real, auxiliando na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato de implantação dos semáforos inteligentes estabelece também a aplicação de câmeras detectoras de video, que permitirão o acompanhamento dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O conjunto semafórico compreende ainda um software e ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.

O novo sistema oferece no seu conjunto melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas portadoras de necessidades especiais, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.

Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)

- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho

- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho

- Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço

- Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa

- Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa

- Miguel Sutil x Boa Vista

- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)

- Avenida das Torres x Avenida Itália (Rotatória)

- Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei

- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos

- Avenida Beira Rio x São Cristóvão





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34800/visualizar/