Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quarta - 18 de Abril de 2018 às 17:57
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá e a Cooperativa Sicredi Ouro Verde assinaram um convênio que disponibiliza crédito consignado aos servidores públicos da Capital. O acordo foi firmado entre a secretária de Gestão, Ozenira Felix de Souza e a gerente regional do Sicredi Ouro Verde, Cheila Girardello, durante uma reunião na última segunda-feira (16). A partir do dia primeiro (1) de maio os funcionários públicos efetivos e comissionados do município poderão contar com mais um banco para solicitar empréstimos, com desconto em folha.

Crédito consignado é aquele empréstimo feito pelos trabalhadores das redes pública e privada, cujas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento a cada mês. Os juros deverão variar de 1,59% a 1,79% ao mês, dependendo do prazo de pagamento contratado, que vai de 12 a 96 meses. No caso dos servidores comissionados, o prazo será diferenciado, conforme o mandato da gestão municipal.

Conforme a secretaria de Gestão, Ozenira Felix de Souza, esta é a quinta instituição financeira que oferece serviços de empréstimo consignado aos servidores municipais.

“Estamos ampliando a rede de convênios, para que o servidor municipal tenha a chance de avaliar e optar pelo serviço que lhe for mais vantajoso. Esta parceria com o Sicredi vai oferecer uma série de vantagens não só financeiras, como também benefícios à sociedade. Porém peço que todos sejam conscientes na hora que decidirem fazer um empréstimo ”, salientou a secretária.

A gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi Ouro verde, Cheila Girardello, afirma que o convênio com a Prefeitura de Cuiabá permitirá que os servidores públicos tenham acesso ao cooperativismo de crédito e conheçam as vantagens do sistema. “Para isso precisarão abrir uma conta no Sicredi, se tornando assim associados da instituição financeira cooperativa que possui 3,7 milhões de associados em todo o país, abrangendo 21 estados brasileiros. Poderão participar das assembleias de associados e da vida da comunidade”.

“Além de poder contratar o crédito consignado, aquele que se associar terá acesso a todo o portfólio de produtos do Sicredi, com outras linhas de crédito, seguros, previdência, consórcios, entre outros. Nossas agências estão preparadas para recebê-los”, afirma Cheila ao acrescentar serão feitas novas operações como portabilidade de crédito, portabilidade de salário, bem como ações voltadas a educação financeira dos servidores, que faz parte de um programa especial desenvolvido pelo Sicredi.

A instituição financeira cooperativa também se preocupa com o lado social. No caso específico de Cuiabá, está sendo preparada uma semana inteira de atividades com os servidores. Será apresentado o Programa a União Faz a Vida, principal ação de responsabilidade social do Sicredi, que atende 27 municípios em Mato Grosso, incluindo a Capital. Através de expedições investigativas, o programa desenvolvido nas escolas visa promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa. As ações têm como protagonistas os alunos, educadores, a família e toda a comunidade.

Cheila informa que os servidores serão apresentados ao Dia de Cooperar (Dia C), que realizará ações nos bairros indicados pela prefeitura.

“Vale lembrar que as movimentações financeiras realizadas pelos associados voltam para eles em forma resultados, ao fim de cada exercício”. Aplicações em poupança, exemplifica, ajudam a fomentar o crédito, que no Sicredi tem taxas mais competitivas, contribuindo para o desenvolvimento local.

A Sicredi Ouro Verde está presente em 14 municípios de Mato Grosso, com 25 agências, sendo nove delas em Cuiabá. A cooperativa possui aproximadamente 64 mil associados na área de atuação, sendo quase 20 mil na Capital. A Prefeitura de Cuiabá tem 18 mil servidores, entre aposentados e pensionistas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35005/visualizar/