Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 15 de Fevereiro de 2016 às 10:53
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Estudantes matriculados na Escola Estadual Pedro Neca, em Porto Esperidião (município a 358 quilômetros de Cuiabá), que frequentavam as aulas em salas anexas na região da Fazenda Paratininga serão transferidos para a Escola Municipal Theodoro José Duarte. Ao todo, 120 estudantes irão começar o ano letivo em uma unidade diferente.

A mudança se deu por causa de um alagamento na Escola Municipal Santo Antonio que atendia estudantes da rede municipal e os das salas anexas da rede estadual após fortes chuvas que atingiram o município em janeiro. A invasão pela água deixou a unidade sem condições de atender a comunidade. Dessa forma, o acesso dos jovens ao ensino e aprendizagem foi garantido por uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc) e a prefeitura de Porto Esperidião.

Como a Escola Municipal Santo Antônio está localizada na Fazenda Paratininga, na comunidade Alto Aguapeí, e a escola Theodoro José Duarte fica na Vila Cardoso, também conhecida como comunidade Pau a Pique, a prefeitura irá realizar o transporte dos estudantes, com os repasses já realizados pela Seduc. Pais e responsáveis já foram orientados sobre a mudança de localidade e os gestores municipais e estaduais trabalham para suprir as necessidades do novo prédio.

Outras medidas para atender a demanda e colaborar com o ensino dos alunos foi a cessão de mobiliário do Estado para o município de Porto Esperidião.

Estão disponíveis para atender os estudantes no prédio da escola municipal Theodoro José Duarte, 100 conjuntos escolares (contendo uma cadeira e uma mesa cada), e um laboratório de informática (composto por 10 computadores com impressora), utensílios gerais e de cozinha e mobiliários. O transporte do mobiliário entre Cuiabá e Porto Esperidião deve ser realizado pela gestão municipal.

Ainda na primeira semana do ano letivo, técnicos da Superintendência de Acompanhamento e Monitoramento da Estrutura Escolar da (Seduc) irão ao município para avaliar as possíveis melhorias na estrutura física da escola Theodoro José Duarte para atender à nova demanda.

Atendimento

Em Porto Esperidião existem mais três escolas estaduais de ensino básico: 13 de Maio, Pedro Neca e São Geraldo e duas unidades indígenas, Chiquitano José Turíbio e Chiquitanos. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3509/visualizar/