Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Sexta - 11 de Maio de 2018 às 16:50
Por: Redação TA c/ MPE-MT

    Imprimir


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio das Promotorias de Justiça de Pontes e Lacerda/MT, lançou, em parceria com diversos órgãos públicos, a campanha “Maio Amarelo 2018” no município. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para os altos índices de mortes e feridos no trânsito e fazer uma mobilização a fim de reduzir estes números.

Com o mote “Nós somos o trânsito”, a proposta é lembrar que o trânsito é feito de pessoas. O movimento, que é realizado em nível nacional, chega à sua 5ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações, além de uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Estudos apontam que os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Cerca de 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Vídeo institucional - Além de ações educativas e repressivas que serão realizadas durante a campanha, as Promotorias de Justiça, em conjunto com outros órgãos públicos (BMMT, PMMT, PRF, PCMT, TJMT, DPMT, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, 27.ª Ciretran, POLITEC/MT e CDP-PL/MT) e com entidades da sociedade civil, idealizaram um vídeo institucional da campanha.

As imagens mostram uma cena criminosa no trânsito e o consequente sofrimento gerado, assim como os nocivos efeitos sociais deste tipo de comportamento. Ao final, é destacado a dor dos familiares da vítima, com a perda de um ente querido.

Além disso, o vídeo demonstra o elevadíssimo custo do trânsito irresponsável para a sociedade, pois um crime desta natureza acaba por acionar o trabalho de diversos órgãos públicos, tanto os responsáveis pelo atendimento à saúde, quanto aqueles encarregados da persecução e execução penal.

O lançamento da campanha em Pontes e Lacerda/MT oconteceu no dia 04 de maio de 2018, na Câmara de Vereadores, e contou com a participação da comunidade local e de diversas autoridades, entre elas os Promotores de Justiça Regiane Soares de Aguiar e Frederico César Batista Ribeiro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35366/visualizar/