Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 20 de Junho de 2018 às 23:34
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Jorge Pinho

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisval de Brito, localizada no bairro Coophamil - Regional Oeste de Cuiabá, será a primeira da rede municipal de ensino a receber placas fotovoltaicas. Esta semana, o secretário municipal de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos e a secretária-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, receberam o representante da MT Energy, representante da TNR Solar do Brasil, Pedro Escandelari, para a assinatura do termo de doação e parceria.

A empresa já iniciou a instalação do kit na unidade educacional, composto por um gerador fotovoltaico de 1.62 kWp, seis placas solares de 270 W, inversores, cabos e a estrutura de alumínio. Além da doação do kit, a empresa ministrará um curso para capacitação de mão de obra, criando novas oportunidades e investindo na geração de emprego e renda para a população. A turma inicial é de 50 pessoas.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que a proposta atende à orientação do Prefeito Emanuel Pinheiro, que tem como foco da sua gestão o desenvolvimento sustentável da Capital e a qualidade de vida da população cuiabana.

“Assim como vem sendo implementado em relação aos pontos de ônibus, com a Estação Alencastro totalmente sustentável e a utilização de contêineres, a rede municipal de Educação está trabalhando com o foco na proposta de modernização e inovação da gestão Emanuel Pinheiro. Estamos concentrados em buscar alternativas inovadoras que promovam a eficiência, o progresso e o desenvolvimento econômico, trazendo mais qualidade ao ensino público e marcando de forma positiva os 300 anos da Capital mato-grossense”, ressaltou ele.

Dentro das ações visando a Cuiabá dos 300 anos, a Secretaria de Educação e as unidades escolares em suas propostas político pedagógicas trabalham com 49 projetos, em várias áreas, entre elas a da sustentabilidade, com o plantio de 300 mudas e, para implementação do ano que vem, o Climatizar e Humanizar, beneficiando - até o final da gestão - 100% das unidades escolares.

A instalação do equipamento, um sistema de alta tecnologia, irá trazer um impacto positivo na gestão da unidade escolar, diminuindo o consumo de energia. A expectativa dos gestores é de que a iniciativa traga também um impacto positivo no trabalho pedagógico junto às crianças, com a abordagem de temas ligados ao meio ambiente, utilização de fontes sustentáveis e educação ambiental.

“Em nome do Prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria de Educação está assumindo esse projeto. Iremos avaliar os resultados e, a partir daí, criar um programa para implantação de energia limpa nas escolas da rede municipal de Cuiabá”, ressaltou Alex Vieira Passos.

Após a assinatura do termo, Pedro Escandelari contou como surgiu a ideia da parceria. “Diante da necessidade de profissionais qualificados na montagem de equipamentos fotovoltaicos, decidimos promover o curso, que será realizado nos dias 22, 23 e 24, com a capacitação de 50 técnicos de Barra do Garça, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e outros municípios, além de Cuiabá. Para fazermos a parte prática, firmamos a parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação, que resultou na doação do kit a uma unidade da rede escolar”, destacou.

Além da capacitação, os técnicos da empresa irão ministrar palestras para os alunos da unidade educacional.
Para os interessados no curso ou demais informações, a empresa disponibilizou o telefone 3365-5114 ou o e-mail comercial@mtenergy.com.br.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35726/visualizar/