Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 04 de Julho de 2018 às 16:41
Por: Redação TA c/ Ascom PJC-MT

    Imprimir


Luiz Alves

Garantir o desenvolvimento ordenado da Capital pelos próximos cinco anos é uma tarefa que exige um constante acompanhamento e ao longo desta semana, os gestores municipais das 18 secretarias da Prefeitura de Cuiabá passarão por um intenso trabalho de avaliação. Com o apoio de uma consultoria especializada estabelecida por um professor da UFMT e com a supervisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o objetivo é garantir o abastecimento e monitoramento do sistema GPE. A ferramenta reúne - de maneira ordenada - todas as metas e respectivas ações de cada pasta, a fim de promover o crescimento da cidade de maneira responsável e adequada, em cumprimento ao Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI).

“Sinalizamos algumas brechas nesta parte do processo e queremos reverter o quadro, trazendo cada secretário e suas equipes técnicas para perto, para que possamos realinhar esse modus operandi tão fundamental para que Cuiabá avance em políticas públicas e infraestrutura. O abastecimento do sistema parece algo distante do cidadão, mas de fato é fundamental para que o serviço prestado pelo município o alcance. Esta metodologia organizacional ajuda as secretarias a acompanhar o andamento das ações, que permitirão o cumprimento das metas. Elas giram em torno do desenvolvimento da cidade em todas as esferas, seja na saúde, educação, áreas urbanísticas e infraestrutura. Quando o gestor não pontua em quais etapas seus compromissos se encontram, se torna mais difícil projetar e executar o crescimento da Capital. Queremos desenvolver essa cultura em toda a Prefeitura e chamamos os servidores diretamente vinculados a isso para certificar essa premissa”, afirmou Carlos Roberto da Costa, secretário municipal de Governo.

Com reuniões que duram uma média de 1h30, os encontros estão sendo realizados em um local estratégico, no auditório do Cuiabá-Prev. Dentre os dias 03 e 09 de julho, cada secretaria receberá sua devida e exclusiva assistência, considerando as especificidades das pastas e de seus objetivos em relação à prestação do serviço público. Para o secretário Carlos Roberto, o cronograma de avaliação e monitoramento foi planejado pontualmente, a fim de não comprometer o andamento das atividades rotineiras de cada setor, à medida que os centraliza em um único espaço, evitando possíveis distrações ou empecilhos para a execução desta, que é uma etapa crucial para garantir a eficiência das ações.

“Nós sabemos que cada pasta possui uma série de particularidades que precisam ser solucionadas ao longo do dia e este trabalho que estamos realizando como parte do PDI é tão fundamental quanto as demais atribuições de cada área. Estamos pensando no crescimento de forma macro e para que a execução seja tão prudente quanto a idealização, precisamos ajustar o nosso planejamento, para que nossos resultados vindouros sejam satisfatórios. Cada secretaria precisa atingir seu potencial máximo e o desenvolvimento integrado da Capital só será possível mediante o que estamos efetuando ao longo destes próximos dias. Além disso, as reuniões acontecem na sede do Cuiabá-Prev por se tratar de um lugar neutro, que nos permitirá realinhar o que é preciso, sem qualquer divagação que o ambiente natural de trabalho de cada gestor possa providenciar”, concluiu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35861/visualizar/