Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Domingo - 22 de Julho de 2018 às 08:53
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realizou na noite de quinta-feira (19) uma operação para coibir a clandestinidade no transporte individual de passageiros. O foco da fiscalização foi o serviço de mototáxi. Contando com o apoio da Policia Militar de Mato Grosso e da Secretaria Municipal de Ordem Pública, nove motocicletas foram apreendidas.

Conforme explica o coordenador de Operações de Fiscalização de Transporte, Ronaldo Alves Gouvêa Junior, essa ação será constante e aqueles que forem pegos trabalhando de forma irregular, poderão ter o veículo apreendido. “Assim como ocorreu nesta quinta, a Secretaria continuará a fazer essas operações para coibir o transporte irregular de passageiros”, pontua o coordenador.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, o prazo para a regularização dos mototaxistas e para os taxistas, havia sido prorrogado para o último dia 29 de junho. “Percebemos a crise que se assolou em todos os setores, inclusive no transporte de passageiros. O prefeito Emanuel Pinheiro se sensibilizou e prorrogou o prazo, que seria em março, para junho. Porém, mesmo com a extensão do prazo, muitos mototaxistas e taxistas não regularizaram a situação”, afirma o secretário.

Conforme portaria publicada no dia 03 de maio, o não comparecimento até a data limite poderia incidir na exclusão do sistema de permissões, bem como a baixa no Cadastro Mobiliário junto à Prefeitura de Cuiabá e a inclusão do permissionário em dívida ativa.

O diretor de Transporte, Nicolau Budib, explica que pelo menos 40% dos taxistas não fizeram a regularização da permissão anual e a operação deve se estender também a categoria. “Há pessoas que já não fazem há pelo menos dois anos a renovação da permissão. Temos um grupo de cerca de 30 permissões que não renovaram em 2016, por inúmeros motivos. Em relação a esses mais antigos, a Semob deve analisar caso a caso e dependendo, podemos abrir um procedimento administrativo, que pode culminar na extinção da permissão ou a retomada dela para a prefeitura”, alerta o diretor.

O secretário Antenor Figueiredo orienta os taxistas e mototaxistas que sigam o regimento conforme Legislação Municipal. “Diante disse vamos intensificar a fiscalização, com possibilidade de apreensões desses veículos, até que os trâmites legais sejam seguidos e as vistorias realizadas. Essa é uma questão, inclusive, de segurança para as pessoas que fazem uso desse tipo de transporte e em respeito aos que fizeram a inspeção dentro do prazo estipulado”, argumenta.

A vistoria é feita no pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Atualmente, constam nos registros do Município 604 táxis e 420 mototaxistas regulamentados para explorar o serviço de transporte de passageiros.

“Queremos acabar com a clandestinidade nesses tipos de transporte, para que possamos dar segurança e confiança para os munícipes que utilizam esse serviço”, finaliza o secretário.

Táxi

Para que o condutor do veículo esteja apto a atender a população, é necessário que ele possua cadastro junto à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, responsável pela emissão do Alvará.

Com a renovação de sua permissão em mãos, o proprietário e o permissionário do táxi (quando houver) devem encaminhar, para a Semob, a documentação pessoal e do automóvel, além de efetuar o pagamento das taxas e protocolo.

O táxi que ficar três anos consecutivos sem fazer a vistoria é retirado do sistema e fica inativo pela Prefeitura de Cuiabá. A situação resulta assim na perda do ponto de táxi, e se for flagrado trabalhando de forma irregular estará sujeito a receber multa e até mesmo ser apreendido.

Mototáxi

O Decreto Municipal N° 4.897/2010 normatizou a profissão na capital, tendo como base a Lei Federal n° 12.009/2009.

Durante a vistoria, entre os itens que são verificados estão: condições gerais do veículo; padronização das cores verde e amarelo; placa na cor vermelha; colete e capacete; selo de vistoria do tanque do veículo, referente ao ano; e capacidade do condutor de operar em serviço regular. Nesse sentido, o condutor deverá ter um curso de mototaxista, além de atestado de antecedentes, comprovante de endereço, entre outros documentos.

O serviço de moto táxi irregular é infração grave de trânsito, prevista no artigo 244, do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade resulta em multa no valor de R$ 195,23, perda de cinco pontos na carteira e medida administrativa, como a apreensão do veículo, até que a situação seja regularização.

A fiscalização é feita por meio de uma equipe volante permanente, em operações que são realizadas em vias de grande circulação, ou de recebimento de denúncia na Ouvidoria pelo telefone 0800 645 1517.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36012/visualizar/