Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quarta - 25 de Julho de 2018 às 15:07
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Ambiente Energia

A energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar, é uma alternativa energética que está em ritmo crescente.Esse assunto ganha força também no cooperativismo, que debate sobre um modelo de cooperativa de energia renovável, onde propõe uma relação econômica de consumo com ganho de escala, que acontece quando pessoas deixam de fazer sozinhas e passam a fazer juntas, ganhando força no mercado.

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT- encabeça a discussão sobre essa nova proposta e debate o tema no dia 15 de agosto, em Cuiabá MT, durante o 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios. A proposta é debater oportunidades de produção de energia no cooperativismo e dar conhecimento aos participantes de fontes alternativas de energia, com foco em energia fotovoltaica.

“São temas amplamente possíveis e que demonstram o verdadeiro potencial da geração compartilhada de energia solar de forma cooperativada”, explica o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. O superintendente Adair Mazzotti, ressalta que “o Sistema OCB/MT quer com esse Seminário, estimular a ideia da substituição do ‘eu’ pelo ‘nós’ e assim, provocar um melhor entendimento sobre a importância econômica do cooperativismo, fomentando um modelo de negociação e compensação na adoção da energia sustentável, no caso, a partir da geração distribuída”.

A programação do 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios, começa às 9h do dia 15 de agosto, com a presença de dirigentes, gerentes e gestores das 154 cooperativas de Mato Grosso, dos representantes do Sistema OCB Nacional, do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, e da cooperativa CERTEL - a maior e a mais antiga cooperativa de eletrificação do país.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai apresentar as linhas de financiamento de energia solar para pessoas jurídicas e pessoas físicas, além do Banco do Brasil, como o FCO, o Desenvolve MT, Sicoob Central MT/MS e a cooperativa Sicredi Sudoeste.

Serão debatidos temas como o contexto energético nacional e mato-grossense; produção e demanda de energia no Brasil, e perspectivas futuras; modelos de geração e ambientes de comercialização de energia; políticas de regulamentação e referências nacionais e internacionais; possibilidades de energia no cooperativismo: compensação de energia e comercialização nos mercados livres e regulados; modelo de geração fotovoltaica internacional: cooperativas da Alemanha; Guia de constituição de cooperativas de geração distribuída, e as linhas de financiamento disponíveis no mercado.

Serão apresentados também casos de sucesso da cooperativa CERTEL, da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável - COOBER, em Paragominas / PA e da Unimed Vale do Sepotuba, de Tangará de Serra / MT, esta com financiamento da Sicredi Sudoeste.

O 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios, será realizada no Centro de Eventos do Pantanal - Auditório Flores, em Cuiabá das 09 às 18 horas, com entrada gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas através dos números de telefone (65) 3648-2424 / 3648-2444, e através do site do Sistema OCB/MT: http://www.ocbmt.coop.br





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36029/visualizar/