Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 16 de Agosto de 2018 às 22:51
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realizará em três dias análises sobre os impactos que as políticas educacionais vem trazendo para a Educação Pública nas redes estadual e municipais. Nos dias 17 e 18 de agosto, o 8º Encontro de Dirigentes do Sintep/MT norteará os cerca de 300 novos gestores das subsedes e regionais, sobre a gestão sindical e cenário atual. No período da tarde do dia 18 e 19, o sindicato promove Conselho de Representantes, que deliberará sobre os enfrentamentos da categoria neste início do segundo semestre escolar.

As discussões visam definir o enfrentamento às políticas economicistas introduzidas na administração pública, a partir governo Temer. A Emenda Constitucional nº 95 e, no estado, Emenda Constitucional nº 81, do governo Taques, que cortam recursos sociais. Medida com impactos já perceptíveis no desrespeito aos direitos trabalhistas, mais fortemente nos municípios, quando os cortes começam pelo não pagamento do Piso Salarial Nacional dos Profissionais (PSPN).

A falta de investimentos na Educação tem sido perceptível a partir do descaso com a infraestrutura das escolas públicas. Recentemente o quadro agravou-se na rede estadual, com o calote do governo Taques das verbas para manutenção das unidades escolares.

Após dois meses de atraso os recursos chegaram mas não solucionará o descompasso na organização administrativa e pedagógica das escolas. Conforme denuncia o Sintep/MT, o recurso chega defasado para atender débitos feito antes do mês de junho. E volta a deixar os/as gestores/as impossibilitados diante das necessidade atuais.

“É preciso que a sociedade tenha clareza que qualidade da escola pública passa por assegurar infraestrutura dos prédios, pagamento de salários dignos para os profissionais da Educação, assim como todos os recursos para manter os serviços necessários ao funcionamento das unidades escolares. Não falta verba, mas sim prioridade com o investimento do dinheiro público”, afirma a presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza.

Jocilene faz o alerta de que o ano de eleição é oportuno para observar se os governantes estão fazendo a lição de casa, tanto no executivo como no legislativo (deputados e senadores), que é quem aprova ou não as políticas propostas, que impactarão com a vida da população.

“Quando o governo deixa de arrecadar de quem tem muito, para cobrar dos que tem pouco, existe um desequilíbrio financeiro, uma crise. Assim como, os gestores que empregam pessoas conforme os interesses pessoais e faltando verba para pagar salários daqueles que estão na folha. Ou, quando deixam de assegurar o funcionamento dos serviços que existem e necessitam de manutenção”, esclarece a presidente.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36270/visualizar/