Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 05 de Fevereiro de 2016 às 09:26
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O Ganha Tempo de Cuiabá realizou nesta quinta-feira (04) uma campanha de conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde busca conscientizar os usuários, às vésperas do Carnaval, sobre a importância da prevenção.

Ao longo de fevereiro, o Ganha Tempo, unidade gerida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, irá realizar uma série de atividades de cultura, saúde e informação para a população. E com a aproximação do período carnavalesco, de acordo com a superintendente da unidade, Rosany Figueiredo, a importância de apresentar as formas de transmissão e prevenção de doenças como hepatite C e Aids.

“Nós temos um grande número de pessoas que passam por aqui todos os dias e por isso, aproveitamos a oportunidade para levar essas informações aos nossos usuários. Enquanto representantes do Governo, temos essa missão de trazer esclarecimento para o maior número de pessoa que pudermos”, considerou a gestora.

No local, foram distribuídos kits prevenção às DSTs, com informações sobre sintomas e prevenção às doenças, locais onde os testes para diagnóstico podem ser feitos, além de camisinhas femininas e masculinas. Ao todo, foram mais de 300 kits distribuídos apenas pela manhã, período em que foi executada a ação.

Patrícia Silvana de Campos, de 28 anos, considera importante ações como essa serem realizadas no Ganha Tempo. Isso porque, segundo ela, muitas pessoas ainda possuem vergonha em procurar se informar sobre a temática, mas com campanhas realizadas em espaços públicos, isso pode ser contornado.

“A gente sabe que esse assunto ainda é tratado de forma silenciosa pelas pessoas. Muita gente as vezes se arrisca a contrair uma doença dessas porque não sabe todas as formas como a transmissão é feita. Então, se tem trabalhos como esse aqui, acho que aos poucos todos vão perdendo o receio, se informam e replicam a seus amigos as informações”, considerou.

Onde fazer

Rosean Glória, servidora da SMS informa que a rede pública de saúde tem profissionais para esclarecer sobre as DSTs. Lembrou ainda que há testes para detecção das doenças que podem ser feitos em vinte minutos em locais como Policlínica do Coxipó e unidade de Serviço de Assistência Especializada, no bairro Grande Terceiro. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3638/visualizar/