Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 02 de Fevereiro de 2016 às 08:37
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O governador Pedro Taques e o secretário de Planejamento, Marco Marrafon, participaram de reunião com o ministro de Planejamento, Valdir Simão, nesta segunda-feira (01.02), em Brasília. Durante o encontro, Taques e Marrafon pediram o apoio do ministro para assegurar os repasses do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) de 2015, no montante de R$ 450 milhões.

“Foi uma agenda muito positiva. Apresentamos para as medidas que foram implantadas para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas e ressaltamos a importância do recebimento desses recursos para melhorar o fluxo financeiro do caixa do Estado. Embora não tenha nos dado uma garantia concreta quanto aos repasses, o ministro se colocou à disposição para ajudar o Estado, o que será um passo importante para a liberação dos recursos”, afirmou o secretário Marrafon.

Em reunião no Fórum Permanente dos Governadores, realizada nesta manhã, Taques obteve o apoio dos chefes dos Executivos estaduais para pressionar o Governo Federal a realizar o pagamento imediato do FEX 2015 e liberar, ainda neste ano, os recursos do FEX de 2016.

Nesta terça-feira (02.02) o governador e o secretário Marrafon participarão de uma reunião na Secretaria do Tesouro Nacional, onde voltarão a cobrar a liberação dos recursos.

O FEX é a compensação feita pelo Governo Federal aos Estados beneficiados com a Lei Kandir, que desonera o ICMS sobre exportações de produtos primários e semielaborados. O pagamento referente ao FEX de 2014, totalizando cerca de R$ 400 milhões, foi feito em quatro parcelas ao Estado de Mato Grosso, sendo a última quitada em dezembro do ano passado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3740/visualizar/