Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quinta - 28 de Janeiro de 2016 às 09:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 As fortes chuvas e as altas temperaturas registradas nos últimos meses foram fatores determinantes para queda de qualidade na oferta de hortaliças nas principais Centrais de Abastecimento do país. 
 
Com isso, os preços comercializados estão pressionados, registrando aumento geral nas cotações dos produtos ofertados no final de 2015. O cenário tende a se manter durante o 1º trimestre deste ano, uma vez que há expectativa de maior frequência de chuvas para o período. 
 
O estudo pela Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, analisa os preços de comercialização no atacado em dezembro do ano passado. O boletim está disponível na área de destaques do site da Conab, no endereço conab.gov.br
 
Os produtos mais consumidos são justamente os que tiveram maior elevação nos preços, como a batata, o tomate, a cebola, a cenoura e a alface.
 
Para os próximos meses, a situação dos preços dependerá do nível de chuvas nas principais áreas de produção, que impacta na oferta e qualidade dos produtos.
 
De maneira geral, as frutas continuam com alta nos preços nas centrais brasileiras devido à queda da oferta em vários entrepostos atacadistas, aliada com a alta demanda das frutas no final do ano. 
A alta do dólar também provoca pressão nos preços a partir dos custos de produção, ao mesmo tempo em que impulsiona cada vez mais as exportações, provocando escassez no mercado interno. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3836/visualizar/