Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Sexta - 03 de Maio de 2019 às 23:41
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Foto: Tchélo Figueiredo

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) deu início nesta sexta-feira (03.05) à campanha internacional Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito em todo o mundo. A campanha conta com a parceria do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Para marcar o início do Maio Amarelo, as instituições realizaram o “adesivaço”, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. As equipes das instituições abordaram motoristas, motociclistas e pedestres com orientações para a garantia de um trânsito seguro e a entrega de um adesivo com o laço amarelo, alusivo à campanha.

A gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Polzl, asseverou a importância do movimento para a conscientização de todos no trânsito, uma vez que cerca de 90% dos acidentes decorrem de erro humano.

“Queremos chamar a atenção da população para que assuma o protagonismo de fazer um trânsito mais seguro. Em muitos Estados a violência no trânsito é maior que outras violências e nesse ranking Mato Grosso está em quinto lugar no país”, contou Polzl.

O superintendente da PRF em Mato Grosso, Elcio Francisco Lima, informou que somente em Cuiabá, em 2018, ocorreram 407 atropelamentos. Apesar dos dados não informarem o número de óbitos decorrentes dos atropelamentos, Lima destacou a extrema necessidade de se diminuir as ocorrências.

“Temos o eixo 163, que é o grande corredor de escoamento da safra da produção mato-grossense e que apenas 20% dessas rodovias são duplicadas e não comportam a quantidade de veículos que passam por elas. Precisamos, claro, melhorar a infraestrutura, mas o comportamento do condutor muitas vezes é pela ultrapassagem indevida, excesso de velocidade, falta de uso do cinto de segurança, são questões comportamentais que precisam melhorar”, exemplificou o superintendente da PRF.

“O ser humano vive de querer ganhar segundos no trânsito e isso faz com que o condutor acesse vias que não deveria, estacione em local proibido, passe por cima de canteiros. São esses comportamentos que causam os acidentes com maior número de vítimas e apesar da fiscalização, a educação e conscientização no trânsito deve ser nossa maior arma“, complementou o tenente-coronel do Batalhão de Trânsito da PM, Adão Cesar.

O comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Evandro Homero Dias, contestou a popularmente falada “indústria das multas”, uma vez que se todos respeitassem as regras de trânsito, não haveria multa nas fiscalizações.

“Hoje em Várzea Grande temos instalados radares móveis nas três principais vias. Essa ação zerou o número de acidentes com vítimas fatais nessas três vias, mas o ideal seria pela não necessidade desses aparelhos, que as pessoas se respeitassem no trânsito”, disse Homero.

A secretária adjunta da Semob, Luciana Zamproni, lembrou que apesar de todos os esforços, o mês de maio de 2018 foi o que teve o maior índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais no decorrer do ano.

“É triste que tenha ocorrido no mês de conscientização e prevenção. Então, não somente este mês trabalharemos em conjunto no sentido de conscientizar para o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro, mas esta ação será efetiva ao longo de 2019 entre as instituições”, assegurou Zamproni.

Também citado como um dos principais causadores de acidentes, o consumo de bebidas alcoólicas aliado à condução deverá ser combatido pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, parceiro do movimento Maio Amarelo.

“Vamos trabalhar juntos para a conscientização e orientação das pessoas. A ideia não é proibir que o cidadão deixe de consumir a bebida que goste, seja alcoólica ou não, mas se optar pelo consumo de álcool, que escolha voltar para casa de uma forma segura para todos”, disse o presidente do sindicato, Luiz Carlos Nigro.

Confira a programação Maio Amarelo em todo o Estado

03 de maio - Coletiva de Lançamento do Movimento Maio Amarelo

05 a 11 de maio - Palestras no município de São Felix do Araguaia

14 de maio - Palestra no município de Santo Antônio do Leverger
Curso de Educação para o Trânsito para CFC’s de Cáceres

15 de maio - Palestra no município de Santo Antônio do Leverger
Amigo da Rodada no município de Cuiabá
Curso para Ciclistas no município de Cáceres

16 de maio - Palestra no município de Santo Antônio do Leverger
Curso para Ciclistas no município de Cáceres
Palestra na empresa Votorantim

17 de maio - Blitz educativa - Motociclista Vivo no município de Várzea Grande

18 de maio - Passeio Ciclístico no município de Cáceres

20 a 24 de maio - Palestras no município São José dos Quatro Marcos

28 de maio - Rota Cidadã no município de Primavera do Leste

29 de maio - Amigo da Rodada no município de Várzea Grande





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38406/visualizar/