Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sábado - 18 de Maio de 2019 às 01:53
Por: Redação TA c/ Sintep-MT

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) convoca o Conselho de Representantes da entidade, neste 18 e 19 de Maio (sábado e domingo), para traçar os enfrentamentos em defesa dos direitos e anseios da categoria frente as ações dos governos em nível federal, estadual e municipal. Na abertura, às 9h, será realizada a análise de conjuntura pelo convidado João Paulo Rodrigues (MST), e pelos dirigentes Gilmar Soares e Henrique Lopes. Juntos farão a avaliação das políticas implementada no pais.

A abordagem dos palestrantes refletirá as medidas economicistas propostas pelo governo federal e os efeitos políticos pós “tsunami”- Greve Geral da Educação. Na pauta, os cortes nos recursos da Educação e a Reforma da Previdência, que promoverão impactos na manutenção das políticas educacionais pelos entes federados.

A onda de retrocessos iniciados com as reformas, ainda no governo Temer (redução do orçamento público, emenda constitucional nº 95, Reforma Trabalhista e Reforma do Ensino Médio), se intensificaram no governo Bolsonaro, e desmontam as metas do Plano Nacional de Educação; a referência nacional para a promoção da educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

Com foco na rede estadual, a análise tratará do efeito em cadeia do corte orçamentário, conforme Emenda Constitucional de Mato Grosso, de nº 81, que congela os investimentos nos serviços públicos.

Os profissionais da Educação da rede estadual levarão para discussão em Assembleia da categoria, em 20 de maio, na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, o indicativo de greve, para exigir o atendimento da pauta na data-base de maio.

Para além da avaliação do Indicativo de Greve na Rede Estadual, será tema de análise do Conselho também as demandas das Redes Municipais, com calendário de mobilizações e encaminhamentos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38541/visualizar/