Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Quarta - 27 de Janeiro de 2016 às 14:28
Por: Olhar Direto

    Imprimir


 Durante a chuva que ocorreu hoje pela manhã, pedestres e motoristas se arriscaram a atravessar o rio de água acumulada no viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O problema sempre  acontece quando a  chuva engrossa. 

Na última semana, a  Secretaria de estado de Cidades (Secid) recebeu um projeto de drenagem do local, realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso.

Na tarde de hoje para fugir da água, pedestres chegaram a subir em bancos de ponto de ônibus, enquanto na avenida Fernando Corrêa um grande congestionamento  se formou por causa do rio formado.

No total, serão investidos R$ 616.410,62 nas duas fases do convênio firmado com a UFMT.  Este valor, de acordo com o Governo do Estado, será descontado no futuro do Consórcio VLT, atual responsável pelo viaduto construído na avenida Fernando Correa da Costa. 

Após as duas etapas prontas, será realizada a licitação para contratar empresa especializada. A contratação deve acontecer de forma emergencial, devido à vistoria realizada pela Defesa Civil de Mato Grosso. O relatório aponta a necessidade de intervenções no local para ampliar a segurança e mobilidade da população.

 
Conforme levantamento realizado pelos técnicos, atualmente o lançamento das águas no córrego acontece por meio de dois tubos de 1.000 milímetros. Dessa forma, o escoamento não ocorre de forma eficiente, fazendo com que o vasão da água seja de apenas 5,3 metros cúbicos por segundo. Com a execução do projeto, os tubos serão substituídos por um bueiro celular com dimensões de 3 metros por 1,5 metro, aumentando a capacidade de escoamento em 30 metros cúbicos por segundo. Outra ação a ser executada é a limpeza dos bueiros existentes no local.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3857/visualizar/